sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Respostas parvas

Se há coisa que me irrita é ir comer a algum lado e à pergunta:
- A sopa é de quê?
Responderem-me:
- De legumes!!!
 
Desculpem lá!! Mas se não for de legumes a sopa será de quê?!?! E não me venham com conversas de que pode ser canja. Pois se for canja está escrito em qualquer lado "CANJA" ou "HOJE TEMOS CANJA", mesmo porque não há sopa. De legumes.
 
Custa assim tanto, a quem está a servir à mesa, informar-se sobre de que é a sopa? Qual o legume "dominante" ou "diferenciador"?
 
Um destes dias à hora do almoço a minha amiga Z., no local onde habitualmente tomamos café, perguntou ao empregado de mesa:
- A sopa é de quê?
Ao que EU respondi:
- De legumes (com ar irónico)...
- Exactamente! - Rematou o rapaz.
 
Como já o conhecemos disse-lhe:
- Então e a sopa é de quê?
- De legumes! (como se eu não tivesse percebido)
- Mas de que legumes?
- Da horta... (disse a medo)
- Então olhe, deixe-me que lhe diga. A sopa é SEMPRE de legumes. Sendo que a base da mesma pouco varia. O senhor faria um brilharete se todas as manhã perguntasse na cozinha de que é a sopa.
- Só um bocadinho. - E virou-me as costas.
 
A minha amiga ria-se. Mas concordava comigo. E dizia-me:
- Só tu!!
 
Lá veio ele, todo contente, de sorriso rasgado:
- A sopa é de nabiça com feijão! - Orgulhoso da sua conquista.
- Feijão quê? - Perguntei.
Oi! Feijão quê? Acho que o rapaz não tinha pensado nisso. E a minha amiga:
- Sim... feijão encarnado, branco...
E ele, como uma criança a quem tinham tirado um chupa. Juro que me pareceu ver-lhe os cantos da boca a estremecer:
- Não sei...
- Traga lá uma sopa, se faz favor. - Rematou a minha amiga.
E assim ficámos.
 
Quando a sopa veio, nada de feijão. Só nabiça e massa e depois deste episódio não voltámos lá. Mas juro-vos que quando voltarmos faço questão de simular que vou almoçar só para perguntar de que é a sopa.
 
O mal não é do empregado de mesa. O mal é de todos os empregados de mesa que respondem com desconhecimento total daquilo que é ementa.
 
A sopa é de legumes?!? Ó senhores!!

2 comentários:

  1. Fiquei com pena do empregado... a falta de formação é um grande e grave problema do nosso pais. Fez bem em esclarecer o empregado, mas não precisava de ser altiva e arrogante! Já fui empregada de mesa numa pizzaria, no meu tempo de estudante, e devo-lhe dizer que as pessoas de uma forma geral são arrogantes e tratam mal os empregados de mesa, um pouco de humildade também fica bem ao cliente, alias o cliente não tem sempre razão, mas para o empregado o cliente tem sempre razão, o rapaz deve ter ficado aflito, provavelmente era o 1º emprego,.. Talvez chamar o responsável, para não existir uma próxima vez igual... Não gostei deste post, mostrou-me que afinal de contas a autora é arrogante e pouco humilde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Que um texto tem tantas leituras quantas vezes for lido é bem verdade e o seu comentário é exemplo disso. Pois, lamentavelmente, a sua apreciação passou ao lado do que quis relatar. Obviamente não me conhece, pois saberia que o meu primeiro emprego foi como empregada de mesa. Logo, conheço a profissão e respeito-a. De resto, como as demais.
      A situação é generalizada. A mesma resposta, em todo o lado, à mesma pergunta. A senhora não diz aos seus clientes que a pizza é de pão, certo?
      Este caso em particular aconteceu de forma descontraída, divertida e apenas possível por conhecer o rapaz que, por sinal, é o gerente do espaço. Logo, não é o seu primeiro emprego, nem é de todo inexperiente. Mas agradeço-lhe o facto de ler o meu blog e de ter comentado, pois só assim poderia esclarecê-la (e a quem pensou como a senhora) sobre o que pretendi dizer. Por vezes o facto de não conhecermos todos os "trâmites" de uma questão, pode levar-nos a alguma imprudência nas palavras. Que foi o caso. Mas são os riscos que se correm por partilhar ideias.
      Muito obrigado e bom fim de semana.

      Eliminar

Comente! Prometo responder!