quarta-feira, 30 de julho de 2014

Acabou o sufoco!

É exactamente este o sentimento que tenho. Finalmente, acabou-se o sufoco. Este, que entretanto irão aparecer outros mais. Mas ando nisto há cerca de mês de meio e, finalmente, acabou. Falo que quê? Da mudança de escolas.
 
A minha filha terminou a 4.ª classe. Vai para o 5.º ano. E sim, há uma escola na nossa área de residência que tinha lá um lugar guardado e reservado para ela. E não. Eu não queria que ela fosse para lá. Diversos motivos. Imensos, mesmo. Coisas de mãe. Ou não. Mas começou no dia da matrícula o sufoco sobre este assunto.
 
Para as escolas públicas fazem-se quatro candidaturas. Por ordem de preferência. Assim fiz. Com a escola da nossa zona em último lugar. Pedi uma transferência para uma das melhores escolas públicas do nosso concelho com base na proximidiade ao meu local de trabalho. Mas ainda antes disso fiz uma candidatura a uma bolsa numa escola privada. Uma bolsa que é concedida a crianças que correspondam a uma série de características. Que eu achava que ela tinha.
 
Não tinha. A bolsa não lhe foi atribuída. O primeiro balde de água fria com que levei neste processo de mudança. Um processo que mexe imenso connosco. Depois de quatro anos com tudo controlado, vem todo um mundo novo. Nova escola. Novos professores. Novas matérias. Novas rotinas. E ela, a minha menina. Tão pequenina. Assim, deitada a este mundo de cão.
 
Aperta cá dentro.
 
Depois, foi esperar para ver se era aceite na tal primeira opção que fiz. Liguei, fui à escola. Voltei a ligar e a ligar. E se ela não entra? Deixa-me lá ir ver a 2.ª opção. E todos os dias a mesma resposta: pode sair a qualquer altura até ao fim do mês. Saiu no fim do mês. Mesmo no limite. E ela entrou.
 
Paralelamente, ele. Que está no pré-escolar. A caminho dos 5 anos. Que andou com um pé dentro e outro fora da escola pública. E que ficou na lista de suplentes. Em 3.º lugar.
 
Ufa, que isto não é fácil. E o que está pendente? E a reorganização a que isto obriga?
 
Ainda temos de esperar por Setembro para que saiam as turmas. Os horários. E perceber onde encaixaremos a natação. Que também será num novo local. Um ano de mudanças, portanto. Fecha-se um ciclo. Na vida dela. E começa um novo. Na vida de todos.
 
Fiquei feliz. E ela também. Que quando visitou a nova escola disse: Ó mãe! Isto é uma escola mesmo a sério!
 
Sim, filha. Nesta vida tudo é sério.

8 comentários:

  1. Como eu a compreendo!!!
    Só que aqui a logística é a triplicar!!!! 3 Filhos, 3 horários, actividades extra curriculares para os 3... uff! Canseira, stress, desgaste!
    Conciliar musica, natação, ballet com os horários escolares é dose!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Sabes bem que não complico nada. Mas olha que isto mexeu mais comigo do que estava à espera! :)

      Eliminar
  3. Estou como a tua amiga ana tudo se faz e tu não és nada complicada. EN relação ao mais novo compreendo mas tenho pena. E sabes porquê ;)

    ResponderEliminar
  4. Aqui a quadruplicar;)) Este ano a única grande mudança é a entrada do bebécas na creche!!! Ano passado foi a passagem da mais velha para o 5 ano!! Também foi uma fona do género da sua!! Sair do agrupamento. Ver a primeira opção ir por água abaixo! Mas bem, no final tudo correu bem, a caminho do 6 ano e com sucesso!! Há dois anos foi a entrada dos gémeos no 1 ano!! Esse sim foi um verão agitado!! ;)) Vai correr tudo bem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, Ana Sofia Campos! Depois de ler o seu exemplo sinto-me muito pequenina... Obrigado. :)

      Eliminar

Comente! Prometo responder!