quinta-feira, 7 de maio de 2015

Os contos estão mais elegantes

Antes da lombalgia que marcou o meu Dia da Mãe e que me obrigou a repouso absoluto no que toca a esforços, caminhadas, exercício físico ou pegar em pesos, tinha começado, aos poucos, a mudar o meu estilo de vida. No que toca à alimentação. No que toca ao exercício. Sim, que a malta não vai para nova e os 40 não tardam a chegar! 

Sempre ouvi dizer que é aos 40 que a lei da gravidade mais ataca uma mulher. Se é verdade ou não, não sei! O que sei é que o excesso de peso já andava a pesar-me nas costas e nos joelhos. E aborrecia-me solenemente andar a catrapiscar alguns outifts da nova colecção Primavera/Verão e nada do que eu gostava me servia.

Por causa disso, nos últimos tempos perdi 6kg. É verdade! Obrigado, obrigado!! (imaginem-me a agradecer-vos como a nossa saudosa Amália Rodrigues fazia) Como? Seguindo uma dieta alimentar em que posso comer de tudo, moderadamente. A horas certas e, sobretudo, acompanhada de exercício físico.

Não adoptei o modismo dos detox, nem das sementes, nem de tudo aquilo de que todos falam e criticam e desdenham, mas com a idade as nossas prioridades começam a reorganizar-se por si só. E a minha saúde, meus amigos, é muito importante para mim! Tenho dois filhos para criar e já perdi pessoas muito importantes por causa de problemas de saúde. Não que eu com isto vá evitar alguma coisa, mas no que eu puder ter um papel positivo, assim será. 

É fácil falar? Bom, agora é mais fácil falar! Pois já vejo resultados. Mas até ao momento ainda não tinha dito nada. Pois não é fácil começar um regime alimentar quando é exactamente a comida uma das coisas que me dá mais prazer. Não é fácil, sobretudo, se não estivermos mentalizados para isso. É preciso, antes de mais, querer. Depois, concentração. Capacidade de resistência e esperança nos resultados.

Minhas queridas, não vale a pena dizer que "é agora" quando a mente não é isso que sente. Quando não é isso que a mente nos diz que quer. Não vale a pena, também, arranjarem subterfúgios para adiar essa decisão quando, realmente, sentem o peso do excesso de peso no vosso dia a dia. Também não vale a pena criticarem quem faz por isso ou dizerem em voz alta que se sentem bem com o corpo que têm quando, na realidade, sofrem o mesmo que eu quando entram numa loja e nada vos serve ou quando vêm uma amiga vossa que está sempre tão gira e sem grandes investimentos. Apenas e só pela sua figura que tem tudo lhe cai bem. Tudo faz vista.

Dá trabalho? Dáááá!!! Imeeennnso!! Dá muito mais trabalho cozinhar de uma forma saudável. Mas também é muito mais desafiante o nosso papel na cozinha e nas compras e até por aqui, na net, onde encontramos todo um mundo de alternativas que nos permitem ter uma alimentação mais cuidada, sem exageros e sem constrangimentos.

É tudo uma questão de equilíbrio. Se num dia disparato à mesa, no dia seguinte sei que tenho de fazer o exercício com que me comprometi comigo mesma. E assumo isso como um verdadeiro compromisso na minha agenda pessoal. Durante o dia também devemos equilibrar o que comemos e muito mas mesmo muito importante: não fazer disto uma bandeira! Não fazer disto uma preocupação! Pois o fruto proibido é o mais apetecido. Ah! E o meu exercício, também este equilibrado e de acordo com as minhas capacidades, não o faço dentro de quatro paredes.

A verdade verdadinha, são os chineses que a sabem e traduzem no seguinte provérbio:

Coma metade, ande o dobro e ria o triplo.

Uma equação que dá trabalho, mas cujos resultados superam tudo isso. Não espero ser inspiração para ninguém, mas se quiserem acompanhar-me é só mandarem-me um e-mail. Está ali, do lado direito, através do formulário de contacto. E, em conjunto, torna-se tudo muito mais fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!