quinta-feira, 21 de maio de 2015

7 km de pensamentos

Ontem arranquei ao final da tarde para mais uma caminhada. Sozinha. Como gosto de fazer. Andei a um ritmo tal que nem me apercebi disso. Só no fim quando olhei para o relógio e vi que tinha feito 7 km em 50 minutos é que me dei conta. Um novo record pessoal. Pareceu-me que tinha estado ausente durante aqueles 50 minutos. Que não me lembrava do caminho que tinha percorrido. Como que o tempo tivesse parado e nada tivesse acontecido.Como é que não me tinha apercebido? 

Só ao volante, no regresso a casa e aos poucos, é que comecei a dar-me conta do tempo. A dar-me conta dos meus pensamentos. Dos meus 7 km de pensamentos. Tinha caminhado com a Matilde, a Madalena, a Isabel, o Duarte, o resort de Tróia e todo o enredo que estou a criar. Tinha estruturado cenas entre os personagens e em cada pessoa com quem me cruzei tinha procurado uma característica que pudesse aproveitar. (Por falar nisso, devia ser proibido andar na rua sem camisola ou em biquíni. Que a vista às vezes até fica magoada com o que se vê...) 

Apreciei a paisagem. Enquadrei-me no cenário. E o barulho que estava na minha cabeça acabou numa remodelação da estrutura inicial da blognovela. Agora compreendo porque motivo as séries e as telenovelas mudam o rumo em função das audiências. Há palavras chave para o sucesso: sexo, sangue, traição, vingança. E quanto mais as pessoas se identificarem com o que estão a ver, melhor. 

Nos meus 7 km de pensamentos ainda estruturei o que ia fazer no final do dia e a agenda de hoje. E depois entendi porque passou tão rápido. As minhas pernas estavam ao ritmo do que se passava na minha cabeça. E eu que gosto tanto de silêncio, não consegui tê-lo. Além de tudo o que vai aqui dentro, agora ainda cá vivem mais estas 4 pessoas. Que conversam comigo. A toda a hora. :)

Boa tarde. Não deixem de sonhar.

2 comentários:

  1. Bom dia, Cláudia!... Como é bom o processo criativo!... Adoro quando tudo à volta se torna matéria-prima para trabalharmos na nossa história. E sim, é delicioso quando essas personagens começam a falar connosco e começamos a ver os seus gestos e atitudes naqueles com quem nos cruzamos. Eu adoro escrever, ir para o meu mundo paralelo que está sempre ali à mão de semear, onde personagens aguardam que a sua história seja escrita!...

    um beijinho,
    http://bolas-desabao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia. Para mim é assim que as coisas funcionam no tal "processo criativo". Tudo o que me rodeia é uma fonte de inspiração. Seja uma conversa, um acontecimento, alguém que passa por mim na rua ou alguém que me escreve um e-mail. Qualquer coisa é um ponto de partida. Penso que a "arte" de criar histórias começa exactamente aqui.
      Obrigado e boas escritas para si.

      Eliminar

Comente! Prometo responder!