terça-feira, 15 de abril de 2014

A mãe da semana #1

A estreia desta rubrica só podia acontecer da melhor maneira. E com quem? Com uma das mães mais empreendedoras que conheço em promover o estatuto de Mãe a Tempo Inteiro (MATI), que se lançou neste mundo virtual através da criação de um grupo com o mesmo nome no facebook e que conta já com cerca de 3000 membros.

Uma jovem mãe (linda de morrer) de uma doce menina que, ao nascer, trouxe consigo um admirável mundo novo a um jovem casal que se estreava assim na maternidade/paternidade.
 
Falo-vos da Raquel Pina, de 28 anos, que vive em Cascais. Uma designer cheia de estilo, que utiliza a imagem como meio de comunicação privilegiado. Uma mãe que imprime mil e um cuidados em tudo o que faz. Bom gosto. Dedicação. E simpatia. Abriu a porta de sua casa ao Contos com amoras, a esta rúbrica, e a mim. E, por isso, o meu primeiro agradecimento.

A Raquel é MATI primeiro, por obrigação. Segundo, por opção. E eu passo a explicar. :) Trabalhava numa empresa como designer quando engravidou. Até aqui tudo bem. Gozou a sua licença de maternidade até aos 3 meses sem qualquer incidente. Mas a 1 mês de regressar à empresa recebeu a notícia que a mesma ía fechar.
 
De imediato percebeu que iria ser MATI, mas também não demorou muito a optar por sê-lo. Tantas eram as descobertas diárias nesta sua nova condição. Poderíamos dizer, neste caso, há males que vêm por bem.
 
Por enquanto, só tem uma filha e o tempo de que dispõe é-lhe dedicado na totalidade. As manhãs são passadas em casa, ao ritmo da menina. Depois do almoço, a tradicional sesta, o tradicional passeio e as tradicionais actividades de pintura e leitura. À noite, o merecido descanso.
 
Para Raquel as dúvidas que surgem têm apenas uma resposta: seguir o instinto de mãe. E é esse o principal conselho que partilha com outras mães e futuras mães. Não segue receitas. Acredita que a relação de mãe e filha deve balizar-se pelo respeito mútuo. Que a criança é um futuro adulto e que é de pequenino que se aprendem as regras fundamentais para o resto da vida.
 
É apologista da experimentação. A sua filha tem a oportunidade de explorar os cantos à casa, sob a sua supervisão, mesmo que isso implique alguns riscos. Mas tudo controlado, obviamente! Desde que explicados às crianças, na sua linguagem, as mesmas compreendem o que podem ou não fazer. É esta a sua visão das coisas que, pelo seu testemunho, resulta! Mesmo que isso contrarie opiniões mais maduras (nomeadamente a dos avós).
 
Ouvir Jack Johnson e AYO é algo que lhe dá prazer. Isso e ler blogs, revistas e livros de arte. Investe os seus tempos livres em trabalhos manuais. Mas o melhor de tudo é estar em família.
 
Pedi-lhe que completasse uma frase:
Ser Mãe a tempo inteiro é...
 Ao que respondeu:
... sentir os filhos de perto, ter pouco tempo para si mesma, mas ser-se muito feliz!
 
Em casa esta mãe criou uma empresa, a Pêra Doce. Uma marca a que se dedica sem pressas, sobretudo porque o bichinho do design não a deixa. Cria logotipos, convites para eventos, layouts de ementas, catálogos, cartazes e tudo o que implicar imagem. E, acrescento eu: bom gosto!
 
Fora de casa, lançou um desafio às mães a tempo inteiro. Este! Provando, assim, que a maternidade pode ser uma oportunidade!
 
A Raquel é muito bem disposta. Muito calma. Muito cheia de pinta. Bem como a sua filha. Estar com ela foi um prazer! E eu não tenho palavras para agradecer-lhe!
 
Créditos | Daniela Sousa Photography



Créditos | Daniela Sousa Photography

Créditos | Daniela Sousa Photography

Créditos | Daniela Sousa Photography

Créditos | selfie

Créditos | foto em família

Créditos | Contos com amoras
 


Créditos | Contos com amoras


Créditos | Contos com amoras
Créditos | Contos com amoras
Grinalda de bandeirinhas de tecido: De trapo em trapo
Grinalda de corações em tecido: De trapo em trapo
 Vestido azul de menina: Laranjinha
 
 
Se quiser participar nesta rúbica, A mãe da semana, envie um e-mail para
O resto, depois falamos!
 

12 comentários:

  1. Parabéns pelo novo desafio! Gostei muito de ler a Raquel. Não sou MATI mas respeito-as imenso com uma ponta a roçar a inveja - porque acredito que a vida familiar ganha muito mais quando o Pai ou a Mãe (cada um traz a sua parte) estão por casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Sinto o mesmo: uma ponta a roçar a inveja... É um pau de dois bicos! Ainda bem que gostaste! Fica por aí! Há mais novidades no blog. Obrigado. :)

      Eliminar
  2. Olá! Este desafio da MATI tem que ser com mães que não trabalham? Ou pode ser com mães que trabalham mas que não deixam de ser maes a tempo a interio ;) ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá cara anónima. :) Por enquanto é só para MATIS. Mas estou a pensar fazer para Mães a 100%. Continue por aí! E obrigado.

      Eliminar
  3. parabens! adorei esta rubrica como alias tudo no blog. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. confesso que tenho uma invejinha de quem pode ser MATI! invejinha mas a melhor de todas;)
    é um mixfeelings... adoro ser independente mas o tempo que perco com a minha gorduxa ninguem me dá de volta;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá FilipaDvp. Como eu a percebo! Sofro exactamente desse síndrome! :)

      Eliminar
  5. Parabéns Cláudia pela nova rúbrica. Muito gira e interessante :)

    ResponderEliminar
  6. O Máximo querida Amiga, obrigada por tudo!
    És excelente *

    ResponderEliminar
  7. Também sou MATIS. Gosto muito desta rúbrica. O meu filho de 2 anos está comigo em casa e eu tento fazer de tudo com ele. (do que é bom)
    Vou documentando aqui: http://omundopormiudos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Comente! Prometo responder!