terça-feira, 29 de abril de 2014

A mãe da semana #3

Olá de novo! Com A mãe da semana.
 
Esta semana sinto-me particularmente emocionada com a história que vos trago. Antes de mais devo dizer-vos que não falei com esta mãe. Não lhe ouvi a voz. Não lhe vi os olhos. Não lhe senti o toque. Mas o texto que me enviou, as fotografias que partilhou e o entusiasmo em cada caratere que imprimi e li e reli, contagiou-me. E emocionou-me. Demonstrou uma grande força. De vontade. De vida. E de viver.
 
Demonstrou ter um coração do tamanho do mundo. Um sorriso do tamanho do mundo. Um colo onde cabe sempre mais um. Amor a transbordar. Demonstrou que, em cada desafio, encontra sempre uma oportunidade. E a sua história... a sua história merece este palco. E outros mais.
 
Chama-se Sofia. Tem 36 anos e é mãe de 3 crianças. Vive na Lourinhã, junto ao mar. E ser mãe a tempo inteiro era algo que desejava há muito, muito tempo. Mas as exigências da nossa sociedade não lhe permitiram realizar esse sonho logo que nasceu o primeiro filho. Também não foi possível quando nasceu o segundo. Apenas ao terceiro. E não por opção. Por obrigação. Porque este país não dá para mais.
 
A surpresa. Um parto prematuro. Um bebé especial. Uma experiência completamente nova. Diferente. Uma nova aprendizagem diária. Uma curva e uma contra curva inesperadas. Uma grande capacidade de responder às adversidades. E, assim, esta mãe começou uma nova fase na sua vida... Inesperada.
 
Levantá-los, dar-lhes o pequeno-almoço, vesti-los, prepará-los para o dia a dia e levá-los à escola (aos mais velhos), é o que caracteriza as suas manhãs. Depois, a rotina das terapias com o mais novo. O almoço e o descanso. E está passado meio dia. Uma passagem pelo computador, algumas tarefas diárias e chega a hora de ir buscar os que de manhã ficaram na escola. Seguem-se os lanches, os trabalhos de casa, as actividades que a Sofia preparou, os banhos, o jantar e o descanso dos guerreiros. Mas isto em dias bons. Porque noutros, em que o internamento do mais novo decide testar a resistência desta família, mais uma vez, as rotinas sofrem algumas alterações. Nas palavras de Sofia: fazemos os ajustes necessários.
 
A gestão doméstica alicerça-se na poupança. Faz menus semanais e tenta aproveitar as promoções. Consulta folhetos online e compra, apenas, o que é necessário. Não acumula nada. Utiliza sempre o que tem em casa, equilibrando a oferta de mercado com as necessidades que verifica. Faz fins de semana fora só em época baixa. E aqui sim: procura tudo o que é promoção.
 
Gosta de cozinhar. Decorar bolos. Ler. Passear na praia. Costurar. E são as suas mãos de fada que lhe permitem mimar a família com presentes feitos por si. Num mealheiro, juntou moedas de 2€ e, atenta às promoções, aproveitou para comprar a sua primeira máquina de costura.

O sucesso do seu trabalho é tanto que amigos e familiares incentivaram-na a criar uma página no facebook para dar a conhecer as suas criações. E, assim, nasceu a ArcoIrisDaSofia, uma página que foi mais além do previsto. Atualmente, constitui-se como meio de apoio às custas de saúde associadas ao seu filho especial. O mais novo. O que nasceu prematuramente. E o encorajamento de quem por lá passa, acaba por ser uma força motriz para Sofia. Um ponto de encontro com clientes e amigos. Um escape aos internamentos. Às notícias menos simpáticas. Aos exames complicados. Aos dias menos bons.

Nem sempre esta mãe consegue dar resposta aos pedidos. Mas muitos dos seus amigos artesãos doam trabalhos para leiloar e, assim, ajudar na angariação de fundos para ajudar nas despesas.

Passem por lá! :)

A Sofia tem um sorriso lindo. Aberto. De mãe. De mãe feliz. Tem uma família que se apoia mutuamente. Que vêm na mãe uma fonte inesgotável de optimismo. E isso, é contagiante. Mesmo!

Sofia, muito obrigado por partilhar connosco a sua história!
Comoveu-me. Sensibilizou-me profundamente. Desejo-lhe toda a força do mundo. Toda a felicidade que merece. Que os seus filhos continuem a crescer com esse suporte. Com esse alicerce que é a mãe que têm. Que os passeios à beira mar se prolonguem para todo o sempre. Que a sua máquina de costura continue a trabalhar, só pelo prazer que lhe dá. Que as suas leituras lhe permitam viajar e viajar sem parar. E que, um dia, eu a conheça pessoalmente. Gostaria muito!
 






 

 Créditos das fotos | Foram enviadas pela mãe

Se quiser participar nesta rúbica, A mãe da semana, envie um e-mail para
O resto, depois falamos!

36 comentários:

  1. Também só conheço a Sofia do Facebook. Mas admiro-a muito, não só pela sua perseverança e resistência perante a adversidade, como também pelo seu grande coração. Apesar de não ter muito para partilhar, está sempre pronta a ajudar quem precisa. E isso é o que mais admiro nela :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrogado pelo seu comentário Piskito. :)

      Eliminar
    2. Querida Sónia, obrigada de coração pelas tuas palavras :)
      Beijinhos,
      Sofia

      Eliminar
  2. Grande Mãe, sim senhora! Gostei muito de a ler e mais ainda de ver que tem uma força enorme e não tem problema nenhum em contar ao mundo a sua história!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exactamente isso que pensei Ana. Esta partilha poderá servir de exemplo para outra famílias. Obrigado pelo comentário. :)

      Eliminar
    2. Olá Ana, obrigada pelo seu carinho :)
      Beijinhos,
      Sofia

      Eliminar
  3. A Sofia surgiu na minha Vida vai fazer 2 anos e foi dos melhores presentes que tive na minha vida....finalmente conhecemo-nos vai fazer 1 ano em junho quando ela depois de uma consulta com o Mateus me fez uma surpresa que jamais esquecerei, pois veio à inauguração da minha lojinha de artesanato, foi um momento inesquecível que guardo em foto, apesar de não precisar de tal porque tenho a imagem bem viva na minha memória...finalmente conheci a Sofia e sua Linda família.
    Sim é uma Mãe Coragem com um colo tamanho do Mundo...tenho até uma certa inveja dela e questiono-me muitas vezes...Nazaré porque estás triste???? afinal a tua vida até é perfeita e tens filhos e neto com saúde, porque essa pequena dep....e nessas alturas penso na minha Querida Amiga e logo de imediato o meu coração se alegra e vejo tudo de forma diferente.
    Obrigada Sofia por teres surgido no meu caminho e sabes que vou estar sempre junto a ti para o bom e para o mau dentro das minhas possibilidades tanto geográficas como ajudando conforme posso.
    ADORO-TE a Ti e tua Família LINDA !!!
    Bem Hajas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Nazaré, por isso é que criei esta rubrica. Tinha a certeza que iria encontrar muitos exemplos inspiradores. Obrigado pelo seu comentário. :)

      Eliminar
    2. Querida Nazaré, tu deixas-me sem palavras!! Tu que no dia que criei a página nos deste de imediato a mão, nunca duvidaste que o Mateus existia mesmo, sempre estiveste lá em todos os momentos, que movimentaste meio mundo de artesãs que viessem mimar o nosso Mateus... Todas as palavras são pequenas para te demonstrar o quão grata eu estou por me ter cruzado contigo ! Beijinhos e sabes que te adoro! :)
      Sofia

      Eliminar
  4. Boa tarde :)
    Conheço a Sofia, não pessoalmente, mas é como se conhecesse! A nossa amizade começou precisamente quando tive conhecimento da história do Mateus através do facebook. Desde logo senti que a Sofia era especial! Com um coração do tamanho do mundo e de que a sua família era linda e cheia de sorte por ter assim uma mãe guerreira e cheia de amor para dar!!
    Anseio por lhe poder dar uma abraço gigante ! Mas sei que está para breve ;) Assim como conhecer o "meu" pequenino guerreiro Mateus e os seus manos lndos!!
    À Sofia desejo-lhe o melhor do mundo! Sempre o melhor!! E deixo-lhe aqui um beijo enorme cheinho de carinho :)
    Parabéns pelo texto! Muito bom! E obrigada por ter incluído a Sofia nesta rubrica, pois não podia ter escolhido melhor. Bem-haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário Ana. Obrigado por estar aí.

      Eliminar
    2. Olá Ana, tu tal como a Nazaré adoptaste o nosso Mateus logo no 1º minuto da página do Arco Iris, tu foste aquela Amiga que depois de um internamento de 41 dias, sem eu pedir nada... puseste na nossa conta o dinheiro para pagar a fisioterapia do Mateus ... e quando devolvi achavas que ainda era cedo... isto sem me conhecer pessoalmente... fazes coisas que nem a familia faz! Está tudo dito... Obrigada de coração por seres minha Amiga, por todo o carinho e sabes o quanto eu gosto de ti! :)
      Beijinhos,
      Sofia

      Eliminar
    3. um grande beijinho minha querida !! Tb gosto muitooooo de ti ♥♥♥♥

      Eliminar
  5. Querida Sofia, estou muito Feliz por te ter como filha nem sempre foi facil mas tu sempre tinhas uma solucao para os nossos problemas! Sempre foste uma crianca muito organizada e responsavel, sempre tiveste um coracao enorme, Pena tenho eu de nao estar mais vezes ao pe de voces e poder te apoiar mais. Qualquer das maneiras o meu coracao esta sempre contigo Amo-te muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cidália, confesso que não contava ver um comentário teu aqui, mas fico contente com as palavras que partilhaste ;) Obrigada :) Beijios Sofia

      Eliminar
  6. Também eu, só conheço a Sofia através do facebook mas, para mim, é como se a conhecesse pessoalmente.
    É um doce de pessoa e uma lutadora como não conheço mais ninguém.
    Como lutadora que é, quando é preciso pede ajuda ao seu núcleo de amizades. Sim, porque toda a medicação permanente do "nosso sobrinho" Mateus assim o exije.
    Mas ela sabe que tem muita gente que a adora :)
    Grande Sofia <3
    Parabéns pelo texto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora reparo que saiu em nome da página. Peço desculpa
      Não me estou a esconder.
      Sou a Ana Mesquita

      Eliminar
    2. Obrigado Ana Mesquita.
      Um beijinhos.

      Eliminar
    3. Olá Ana, existem coisas que nem que vivesse 1000 anos eu esquecia :) Costumo dizer que nestes quase 3 anos sofremos muito, mas também fomos muito abençoados e conhecemos pessoas maravilhosas :) E a Ana é uma delas :) Beijinhos e muito. Obrigada Sofia

      Eliminar
  7. Conheço tão bem esta Mãe, este coração, a sua história, a sua coragem ....
    Um bem haja por esta Mãe, pelo seu amor e pela sua famíla!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Abelhita SCC. :)

      Eliminar
    2. Olá Sara :)
      És daquelas Amigas que mesmo longe estão sempre perto... Obrigada querida :) Beijinhos, Sofia

      Eliminar
  8. Um retrato perfeito da Sofia e da sua família, a Sofia é isso tudo e muito mais. Conheci a Sofia por um acaso ao encomendar-lhe os bolos de aniversário dos meus mais velhos em 2009 e desde aí ficou sempre a amizade. Desde o primeiro instante reconheci na Sofia a mulher, mãe, pessoa incrível que é. Sempre com aquele sorriso que tão bem a caracteriza e os seus meninos lindos sempre brincalhões e sorridentes. Todos lindos, todos felizes.
    E se por vezes me deparo com algum problema mais complicado lembro-me sempre dela e de como por certo ela daria a volta à questão.
    E se a vida lhe atravessa dificuldades na frente, ela as ultrapassa com o seu sorriso lindo.
    Felicidades!! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :) Que surpresa BOA :) Lembro-me sim sra desse dia em 2009 :) Obrigada pelas tuas palavras, beijinhos Sofia

      Eliminar
  9. Fico contente que quem conhece a Sofia e lê este texto consiga fazer uma relação e me diga que corresponde à verdade. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cláudia, quando li a sua reportagem fiquei sem palavras, a chorar mas de alegria, agradeço de coração cada palavra. Desejo-lhe muita saúde e sucesso. Cá a espero para um cafézinho à beira mar :) Obrigada, Sofia

      Eliminar
  10. Tenho a honra e prazer de ser amiga da Sofia Rubina e da sua Linda família. É uma mãe guerreira e uma pessoa especial. A família herda-se e os amigos escolhem-se e alguns deles passam a ser muito mais que família. Foi assim que a Sofia passou a fazer parte da minha família, a família que eu escolhi! Gosto muito de ti amiga...mas tu sabes. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, tu és a minha mana do coração, SEMPRE presente em todos os momentos... és uma Tia maravilhosa para o Mateus , foste a 1ª pessoa a ver o Mateus na sua 1ª eco, ligas sempre que temos consultas, ou exames, internamentos, sei que torces sempre pelo nosso pequenino. Gosto muito de ti!! Obrigada por tudo! Beijinhos Sofia

      Eliminar
  11. Homenagem mais que merecida à doce e valente mamã Sofia. Beijos enormes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Sofia, querida tu és uma exemplo de luta :) Mesmo longe estás perto do meu coração :) Obrigada pelas tuas palavras :) Beijinhos Sofia

      Eliminar
  12. Não tenho o privilégio de conhecer a Sofia pessoalmente, mas conheço a sua história e a dedicação à sua família.
    Através de um pedido de ajuda, deram-me a conhecer a causa da Sofia, e não sei porquê houve qualquer coisa que mexeu comigo...
    Juntei-me a centenas de outras,mães,amigas,filhas, que se prontificaram a ajudar nas despesas do Mateus.
    Toda a ajuda é pouca, mas tenho a certeza que esta mãe agradece de coração cheio.
    Beijinhos grandes, desta amiga!!!

    Lúcia Machado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia, obrigada pelas tuas palavras :) Tens estado sempre lá com uma palavra de apoio, um mimo, tudo na hora certa :) Obrigada querida, beijinhos Sofia

      Eliminar
  13. Boa noite!! Conheci a história da Sofia através de uma amiga que partilhou a página "O arco íris da Sofia" comigo num pedido de ajuda para um dos muitos tratamentos do Mateus!! Li e reli esta historia muitas vezes e sempre que lia as palavras da Sofia as lágrimas rolavam pela minha cara,não eram lágrimas de pena, mas sim lágrimas de admiração por esta grande Mulher!! Quantas de nós desiste ao primeiro obstáculo?! Mas a Sofia não, a Sofia divide- se entre o hospital, o marido, os outros filhos, a casa, e ainda nos presenteia com lindos trabalhos na sua página e sempre com um sorriso no rosto, e uma palavra amiga a quem dela precisar!! Tive o privilegio de conhecer pessoalmente a Sofia e a sua linda família há 1 ano atrás num grupo de amigas em comum, quando a Sofia entrou na loja com o "nosso" Mateus ao colo foi uma das imagens mais lindas que vi ate hoje..o sorriso e o brilho nos olhos da Sofia era de tal forma grandioso que nos iluminava e guiava sem duvida nenhuma numa noite escura!! Nesse dia não me restou qualquer duvida que esta mãe era uma grande mulher e sobretudo uma grande guerreira!! À Sofia só tenho que agradecer por me aceitar no seu circulo de amigos e dizer lhe que é uma grande honra fazer parte da enorme família que adoptou o Mateus como "sobrinho", sabes que estamos cá para o que der e vier!!! Beijos grandes e um grande xi-<3 para todos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fátima, deixas-me sem palavras!! Obrigada eu por ser minha Amiga de VERDADE!! :D Beijinhos

      Eliminar
  14. Gostei muito de ler a entrevista da Sofia :)
    São uma família linda como já tivemos o prazer de conhecer ao vivo :)
    Linda e lutadora!
    Têm sido grandes batalhas, mas vocês são excelentes pais e vai correr tudo bem.
    Beijinho grande para vocês e também para a autora do blog :)
    Bjs
    Márcia Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcia :)
      Ainda hoje quando temos dias difíceis vejo o powerpoint que fizeste para nós quando estava gravida do Mateus... Beijinhos e gosto muito de ti!! Sofia

      Eliminar

Comente! Prometo responder!