quarta-feira, 20 de novembro de 2013

E ir de pijama para o trabalho?

Lá foi o meu pequeno a preceito. Mais, levou robe e tudo. Parecia um boneco de neve, como ele próprio disse.
 
Não sabem do que falo? Falo de uma iniciativa de solidariedade que conta com o envolvimento da comunidade escolar, pais, educadores e auxiliares de educação e que, só no dia de hoje, contabilizou mais de 1000 mil crianças (até aos 6 anos de idade) vestidas de pijama nas escolas e que irão passar o seu dia assim, decorrendo as suas rotinas.
 
Espreitem o site e espantem-se com os números. Só no ano de 2012 cerca de 8557 crianças viviam separadas dos seus pais. Destas, 95% viviam em instituições e 5%  com famílias de acolhimento. O lema desta iniciativa é "Uma criança tem direito a crescer numa família". Também prevê angariar fundos, mas como eles próprios dizem esta é uma "novela" cuja história está aqui.
 
O que me espanta são os números portugueses em comparação com outros países da Europa. Sabiam que em Espanha 32% das crianças separadas dos pais vivem com famílias de acolhimento? Em França o número sobe para 62%? E em Inglaterra sobe ainda mais para 75%?
 
Em Portugal existe o projecto "Família Amiga" a que algumas instituições já aderiram e que visa proporcionar esse acolhimento. Atenção, não estamos a falar de adopção. Ando a pensar nisto...
 
Voltemos aos pijamas!
 
A verdade é que lá por casa o mais pequeno esperou por este dia como se fosse o dia do seu aniversário. Uma excitação daquelas. E ela, que já não tem idade para estas coisas, partilhou do mesmo entusiasmo. Nem o teste de matemática marcado para hoje fez com que se esquecesse.
 
Mas no fundo, no fundo, mesmo no fundo, quem eu vi com um brilhozinho diferente nos olhos foram os adultos da escola. Ah pois é! Todos, mas todos de pijama! E mais, além do pijama vi quem tivesse levado robe e pantufas! Tudo a preceito. Desconfio que hoje a hora da sesta vai ser mais generalizada... Todos os adultos vão querer adormecer as crianças... :)
 
Já pensaram como seria bom ir para o trabalho de pijama?
O conforto de estar à vontade, sem camisas desfraldadas, calças apertadas, vestidos a subirem, saias a atrapalharem um cruzar de pernas, lenços a condizer, gravatas desconfortáveis, ora aperta ora desaperta blazers, etc., etc.?
 
Já pensaram como em casa, de pijama, fazemos as coisas com mais gosto? Logo, também no trabalho, de pijama, cheira-me que a coisa haveria de correr melhor...
 
Mas atenção, nada de regar essa imaginação com imagens de pijamas provocantes. Assim, ninguém trabalharia...
 


Estou a falar de pijamas quentinhos, de acordo com o tempo, confortáveis, práticos e que não deixam, ao mesmo tempo, que fiquemos com um messy look. Tipo isto. Cool, não?


 
 
A escola dos vossos filhos ainda não aderiu? É muito fácil, não tem custos, a inscrição faz-se através do site e depois é só esperar pelo dia 20 de Novembro de cada ano.
 
Uma iniciativa com uma grande mensagem que envolve, sobretudo, as famílias. Lá em casa todos sabem porque existe, o que pretende, como participar, o que é preciso. E, quem não saiu para a rua de pijama, levou consigo uma invejazinha... :)
 
Chegámos ao estacionamento e era ver os vizinhos da frente com os gémeos de pijama, o casal de irmãos que também moram em frente igualmente e, no fim da rua, ainda vimos um menino que, além do pijama, do robe e das pantufas ainda levava os seus peluches.
 
Hoje o dia é assim, solidário.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!