quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Saldo negativo

A vida tem destas coisas.
Dá-nos diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, à medida que crescemos e vamos ganhando experiência... de vida. Dá-nos bagagem para relativizar, valorizar, ignorar o que, de acordo com os princípios e valores que fomos construindo, merece ser relativizado, valorizado ou ignorado.
Dá-nos bagagem, dá mesmo, para sabermos fazer as nossas escolhas da melhor forma, para compreendermos coisas que há meia dúzia de anos atrás não conseguiamos compreender.
Penso que também já aconteceu convosco.
Entrarem em determinados sítios e sentirem-se mal.
Incomodar-vos a presença de alguém.
Ser um frete participar em reuniões de supostos amigos.
A mim já aconteceu.
A mim, acontece cada vez menos.
Porque, com a experiência de vida que fui adquirindo, aprendi a separar o trigo do joio. Aprendi a investir tempo com as pessoas e com as coisas que me fazem sentir bem. Aprendi a não valorizar personalidades vãs, que nos consomem, que nada acrescentam ao meu conhecimento, ao meu bem estar. Que não sabem de onde vêm, que não sabem para onde vão.
Pessoas assim, sugam-nos. Pessoas assim, secam-nos.
Não quero ficar seca.
Não quero subtrair de mim o que tenho de melhor.
Não quero perder o bom senso, nem quero perder tempo.
Quero investir.
Quero ganhar. Mais amor. Mais amigos. Mais valias.
Quero ser. Antes de ter.
Só assim poderei fazer contas à minha vida.
E, no final, não quero ter um saldo negativo.
Aprendi, como todos nós, da pior forma como fazer isso.
Aprendi, da melhor forma, a valorizar o meu saldo positivo.
E é tão simples...
Dele fazem parte várias pessoas. A minha querida amiga com quem almoço quase todos os dias. A minha querida amiga que me ajuda a ter um ar impecável. A minha melhor amiga, há 26 anos... A minha querida amiga que está longe, mas à distância de um telefonema. A minha querida amiga que é uma amante de sushi. A minha nova querida amiga, com quem tomei um brunch hoje ao fim da tarde.
Do meu saldo positivo de escolhas, estas são algumas...
Do meu saldo negativo... já não me lembro...

3 comentários:

  1. Olá Lia! Fico contente por este texto ter-lhe sido útil. Na vida só o quê nos faz bem é que merece o nosso empenho! Boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Lia! Fico contente por este texto ter-lhe sido útil. Na vida só o quê nos faz bem é que merece o nosso empenho! Boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Lia! Fico contente por este texto ter-lhe sido útil. Na vida só o quê nos faz bem é que merece o nosso empenho! Boa sorte! :)

    ResponderEliminar

Comente! Prometo responder!