sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Show must go on!

Estou a começar a sentir-me como em todos os finais de ano.

Arrumei a casa, dando lugar aos novos hóspedes do quarto deles. Fico contente por terem aceite a minha ideia de abdicarem de um brinquedo por cada novo brinquedo recebido (vejam aqui). Já está tudo empacotado para oferecer a quem não tem brinquedos.

Aproveitei a deixa e deitei fora o que estava a incomodar-me. Olhei para as coisas e perguntei-me há quanto tempo é que não as usava. Havia demasiado tempo. O destino foi certo. E quem me conhece sabe que não faço arrumações sem mudar a disposição da mobília.

Sala mudada. Quarto das crianças mudado. Parece que tenho uma casa nova.

As coisas, para mim, existem apenas se tiverem uma função. Não acumulo tralhas. Não gosto. Sou prática e faço por utilizar o que tenho e ter apenas o que utilizo. Ao longo do ano faço este exercício várias vezes. E, no final do ano, é certinho, direitinho! :)

Depois da quadra que acabámos de viver, a vida continua. Tem de continuar!
Janeiro é um mês longo. Dias chuvosos, invernosos, com pouca luz. Noites compridas e o tempo que teima em não passar. Não fiquemos à espera, apenas, que o tempo passe (não gosto de fazer isso). É preciso agir!

Já estipulei alguns objectivos que quero concretizar em 2014 e Janeiro será o mês de arranque. É preciso planear, listar, organizar, pensar para concretizar. E, por isso, termino Dezembro com a casa no sítio, algumas gavetas organizadas (só faltam os roupeiros), caixas de arrumações novinhas em folha (talvez fosse melhor etiquetá-las), agenda em punho e ideias a efervescer.

A vida continua. Tem de continuar!
Vou começar o ano com a promessa de que Janeiro será o primeiro de 12 meses em que o meu salário terá um corte radical. Pouco animador, confesso. Desolador... Incompreensível... Tenho a sensação que vou passar a receber uma factura e não um recibo de vencimento... Mas isso obriga-me a reinventar-me. E é isso que vou fazer.

A vida continua. Tem de continuar!
É preciso ter um plano. Um objectivo. Partilhado ou não. Mas uma meta a alcançar para que os nossos esforços se direccionem. Para que não gastemos as nossas forças em vão. É preciso repensar as coisas? Então repensemos. Façamos um exercício diário. Estudemos o que nos rodeia. Como vivemos. Com quem nos damos. Como trabalhamos.

Não podemos abrandar o ritmo só porque Janeiro é um mês muito longo. Se se mantiverem ocupados, garanto-vos: o mês será bem mais curto!

A vida continua. Tem de continuar!
Eu já estou em marcha!
Espero que façam o mesmo!

Não pode a crise vencer-nos. Não pode a doença, a morte, o desespero tomar conta de nós. Não pode a incerteza invadir-nos o coração. Nem a tristeza. Cada um de nós tem tudo para que tudo se resolva. Basta encontrar um equilíbrio entre o que se quer e o que se está a fazer para atingir esse objectivo.

The show must go on! That's sure!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!