quinta-feira, 27 de março de 2014

A mãe da semana

Se há tema que, por muito que seja discutido, parece que fica sempre algo por dizer, é o tema "Mães e donas de casa a tempo inteiro". Apercebo-me de um misto de sensações, quer seja pelos comentários aqui ou na página do facebook, quer pelos e-mail's que recebo ou presencialmente, cara a cara. Da injustiça que algumas destas mães sentem na pele. Da necessidade que, na sua maioria, têm de ter um tempo só para elas mesmas. Um reconhecimento pessoal pelas suas opções. Um reconhecimento pelos seus valores. Esforço e dedicação.
 
Sempre que escrevo sobre este assunto aqui no blog as leituras e visualizações ultrapassam, em grande escala, o número diário habitual. Já para não falar das pesquisas livres que são feitas em motores de busca sobre MATI'S, donas de casa, mães, filhos e outros termos equivalentes que vêm cá ter a este cantinho.
 
A minha análise pessoal sobre isto fez-me pensar que o Contos com amoras têm uma missão. Uma missão para com estas mulheres que tanto admiro, respeito e prezo. Por estas mulheres que me lêm e me inspiram nesta coisa que eu adoro fazer que é escrever.
 
Por isso, lanço aqui um desafio. Um desafio saudável. Um desafio que quer dar cara às mães e donas de casa a tempo inteiro. Às donas de casa. Às mães. Às mães e filhos. E em que consiste esse desafio? Criar uma rúbrica: A mãe da semana. Uma reportagem sobre uma mulher que, por qualquer motivo, tem a sua missão de vida assente na sua família. Na educação dos filhos, nos cuidados domésticos. Uma nobre missão nem sempre reconhecida pela sociedade em geral.
 
Uma sessão fotográfica com cada uma destas mulheres que aceitarem este desafio. Com ou sem filhos. Uma reportagem sobre percursos de vida. Sobre o dia a dia. Sobre sentimentos. Sobre opções. Sobre dicas. Sobre sorrisos. Sobre o amor. Sobre mulheres lindas. Sobre mulheres cheias de pinta.
 
Quem aceita o desafio?
Quem quer fazer parte deste projecto?
 
Basta enviar um e-mail: claudiajesusmarques@gmail.com com o vosso nome e a manifestarem a vossa vontade em participar. Eu sou do distrito de Lisboa, mas não se preocupem se estão longe. Hoje em dia tudo não há distância com as novas tecnologias. :)
 
Participem! Dêem voz às mães a tempo inteiro. Pois cada mãe tem um rosto. E este cantinho virtual está à vossa disposição. :)

8 comentários:

  1. Vou gostar tanto mas tanto de ler!!!! Tenho muita curiosidade em saber de histórias de mulheres que como eu terão tomado essa opção, pois é bem verdade que no meio do meu circulo de amizades, familia e conhecidos sou a ÚNICA e isso ás vezes deixa-me a sentir um bocado só no mundo e tipo avis rara looool. Vou adorar saber que há outras mulheres como eu, eheheh.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miranda, ainda bem que gostou da ideia! Também tenho a ceretza de que iremos ter histórias muito interessantes. Não quer participar?

      Eliminar
  2. Gostei deste artigo. Não sou mãe a tempo inteiro, ou melhor agora durante uns meses sou... mas admiro as mulheres que o são. Para mim são as Super-Mulheres! Confesso, que por um lado até me sabe bem estes meses em casa, mas por outro lado confesso também que me faz falta a agitação e um bocadinho do stress do meu dia de trabalho e pensar (como pensava antes de estar em casa) que o meu dia devia ter 48 em vez de 24 horas!!
    Parabéns pelo blog!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra Monteiro, muito obrigado pelo comentário. Ainda bem que gostou. Se quiser também pode participar no desafio. Basta enviar um e-mail.
      Continue por aí. Os Contos irão continuar por aqui! :)

      Eliminar
  3. Olá!
    Sou Mãe a tempo inteiro, de 2 meninos e 1 menina (9,6 e 4 anos)!
    Vou gostar de ler as experiências de outras mãe que se encontrem numa situação idêntica à minha!
    De facto quem opta ou é forçado a ficar em casa a tempo inteiro, tem uma missão muito difícil, trabalhar muito, sem direito a folgas ou feriados, trabalho que não é reconhecido por ninguém, ou quase ninguém! Mas existe um lado muito gratificante, o estar e acompanhar os filhos em tudo! Bem haja pela iniciativa, ansiosa por ler!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Maria Rita. Não quer participar no desafio?
      Obrigado.

      Eliminar
  4. olá claudia!

    neste momento sou mati por força das circunstancias e devo dizer que o faço com muito gosto. se me perguntarem se gostava de estar sempre assim respondo sinceramente que sim pelo menos ate terem uns 10/12 anos mas não dá. o meu marido chama-se Miguel e não Belmiro ou soares dos santos.
    a minha mãe teve uma profissão nobre foi mãe e para mim isso chegava mas no tempo dela podia agora não me parece.
    beijinhos e continuação do bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana. Mesmo que temporariamente mãe a tempo inteiro, não quer participar no desafio?
      Obrigado.

      Eliminar

Comente! Prometo responder!