segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DIY #2

Fazermos nós mesmos aquilo de que precisamos tem sempre algo de encantador. E quando toca à boa mesa, tanto melhor.

O que vos trago hoje é uma receita. A minha prima mais velha (já vos disse que sou de uma família de mulheres, e primas e tias...) partilhou-a comigo há uma série de anos e de tão prática, útil e fácil de fazer que é, nunca mais a esqueci.

Fica sempre bem. Toda a gente gosta. Fica com um aspecto espectacular. Quem olha pensa que passámos horas na cozinha. Passamos por meninas prendadas. E, afinal, como em tudo na vida, o segredo é a simplicidade. O menos... é mais...

Ora cá vamos nós. 

Pudim de ovos da minha prima Sandra.
Precisamos de pouca coisa.

Leite.
Ovos.
Açúcar.
Caramelo líquido.

Encontrem uma medida. A que quiserem. Um copo, uma caixa, uma malga. Tenham em conta para quantas pessoas é que vão fazer o pudim. Na imagem podem verificar que já tenho o açúcar numa caixa plástica e que essa foi a medida que utilizei. Deu para 12 ovos. Mas podem fazer com menos ou com mais.

Os ingredientes

Misturem tudo. O leite, os ovos e o açúcar.

Gosto de envolver com as varas. Quando estiver com espuma por cima, está no ponto!

O caramelo líquido serve para a forma, claro. Esta tem de ser de chaminé.

Aqui não há medidas. Ponham o que quiserem!

De seguida, tudo dentro da forma e a forma dentro do forno. A 180ºC.

Não sei quanto tempo deve ficar no forno. Vou acompanhando.
Quando abano a forma e o pudim não se mexe, está pronto! :)

Para desenformar o pudim tem de estar frio! Não façam como eu fiz uma vez...
Para arrefecer mais depressa ponham a forma dentro de água fria.

Fica apetitoso, não acham!
 Não se esqueçam de adicionar o ingrediente secreto. Aquele, que faz tudo ficar impecável...

Do it yoursef.
Surpreendam!

2 comentários:

  1. Uau, que aspecto delicioso! Vou experimentar fazer sim, mas só para outras pessoas. Para mim, este ano é para ter mais juizinho e voltar ao ginásio. :P

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina. É mesmo bom. Pode sempre reduzir na quantidade de açúcar. É o que eu faço. E depois de comer uma fatia ir ao ginásio. :) Obrigado. Beijinhos

    ResponderEliminar

Comente! Prometo responder!