quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sozinha

Duas amigas à conversa sobre a vida. Começa uma delas:
 
- Sabes o que eu queria mesmo? Mesmo, mesmo? Do fundo do meu coração?
- Não... conta...
- Esquece...
- Não... conta-me. Estás com as lágrimas nos olhos...?
(silêncio)
- Queria ser eu, só eu. Sozinha. Deixar tudo e ir embora. A minha vida, o que realmente me importa, cabe numa mochila.
- Mas... tu tens família... tens um filho...
- Por isso é que tenho as lágrimas nos olhos...
 
(a outra emocionou-se)
 
- Minha querida, há momentos nas nossas vidas em que tudo parece não valer nada. Em que nos apetece mandar tudo às urtigas e começar uma vida nova noutro lugar. Há momentos em que tudo nos corre mal e não vemos sentido em nada. Tenta perceber o que está, de facto, a correr mal.
- Não estás a perceber!!
- Mas tu tens tanta coisa boa na tua vida. Já viste o que construíste? Já viste que montaste a tua empresa e que és dona de ti própria?
- Não estás a perceber!!
- Não?!?
- Não. Eu não sou dona de mim própria. Dono de mim é o banco. São as finanças. O meu senhorio. Dono de mim são os estereótipos desta sociedade onde vivemos. Em que desde pequenos somos educados para casar, trabalhar, ter filhos e outras merdas que me sufocam. Dono de mim é o tempo. Que não pára. Que não me deixa fazer o que me apetece. Quando me apetece. À hora que me apetece. Dono de mim é a dependência dos outros que precisam de uma imagem para me aceitarem nessa carneirada que são as pessoas que me rodeiam. E que te rodeiam!! Não suporto mais isto. Tudo o que tenho está dentro de mim. E chega-me. Não preciso de dinheiro. Nem de mais nada. Apenas o que tenho e o que sou. Para partir. Percebes agora??
 
(a amiga não tugiu nem mugiu. identificou-se com muita coisa)
 
- E o teu filho...?
- Estou apenas à espera que ele cresça...
 
Não aconteceu esta conversa. Ficcionei-a. Porque senti isto tudo depois de uma conversa que tive com alguém que adoro. Porque senti que essa pessoa está saturada e não sabe por onde começar a fiar a lã. Porque é um retrato de muitos de nós. Porque nem todos fomos feitos para viver com alguém.
 
Quem me conhece sabe que digo desde sempre (no que toca a relações interpessoais):
 
A coisa mais difícil do mundo, é partilhar o nosso espaço com alguém.

4 comentários:

  1. Acredita que essa conversa acontece mais vezes na cabeça de muita gente do que tu imaginas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que sim. E por sabê-lo é que construi este diálogo. Beijinho querida Ana. ;)

      Eliminar
  2. Parece que me leste o pensamento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho ouvido isso muitas vezes desde que publiquei este texto. É, de facto, uma realidade. Infelizmente, vivemos livres numa prisão... Beijinho no coração.

      Eliminar

Comente! Prometo responder!