terça-feira, 10 de março de 2015

E quando eles perguntam...

... O que é o jantar?

Fico louca!! Mas é que sinto uns calooores!! Detesto esta intromissão na minha cozinha. Na minha decisão. Na minha solitária, diária e árdua tarefa que depois é desdenhada por quem não faz a mínima ideia do que custa ter de pensar em jantares, no que é que um gosta e o outro desgosta, se dá para o almoço do dia seguinte, se temos em casa tudo o que precisamos e se engorda!! Fico possessa quando fazem uma cara feia depois de me apanharem distraída e espreitarem o que está nos tachos. Louca!!
 
Aprendi com a minha avó a responder:
- Garofos! O jantar são garofos!!
 
E hoje já nem me ligam quando ouvem isto.
 
Um destes dias o pai entrou em casa e ela:
- Pai, o que são gafonhos? (nem conseguiu fixar)
- O quê?!?
- Gafonhos!! A mãe diz que o jantar são gafonhos!!
- Então, são restos de ontem!
- Nãããoo!! Isso é redom!
- Então não sei!!
 
E eu deixei-os sem resposta.
 
A minha avó também devia detestar esta pergunta. Dava-me sempre a mesma resposta. E num belo dia em que tentei armar-me em esperta decidi esperar para ver o que era o jantar e fixar que "garofos" era o que estava no prato.
 
Vieram ervilhas com ovos escalfados e durante muito tempo acreditei que isso é que eram os famosos "garofos". Termo que nunca ouvi a mais ninguém.
 
Decidi pesquisar sobre o assunto e perceber se existe a palavra. E não é que existe mesmo?!? Garofos é "comida imaginária". Imaginem. Acho que a minha avó respondia sem saber o que é que estava a dizer. Ou talvez não. Que os mais antigos acertavam em muita coisa.
 
Quando me perguntam o que é o jantar, fico louca!! Mas lembro-me sempre da minha avó. E espero um dia vir a responder o mesmo aos meus netos. Mas mais tolerante às invasões à minha cozinha. Que as avós são as pessoas mais tolerantes do mundo! E as mais sábias, também! ;)

3 comentários:

  1. Na minha família também se usa a expressão garofos! Já desde a avó.

    ResponderEliminar
  2. Por cá, a resposta mais habitual é "línguas", ou seja "línguas de perguntador"! :P

    ResponderEliminar
  3. Por cá, a resposta mais habitual é "línguas", ou seja "línguas de perguntador"! :P

    ResponderEliminar

Comente! Prometo responder!