terça-feira, 24 de março de 2015

Doce tentação... em modo licor

Quem não gosta de um licor bem doce?
Eu cá gosto. Sobretudo gosto de experimentar licores de todos os sabores. Uma vez em Beja, numa feira ao pé do castelo, um senhor vendia numa tenta todos os licores que produzia em casa. Digo-vos: de TUDO o que possam imaginar. Licor de malagueta, de oregãos, de castanha, de urtigas. Licores e mais licores. E todos tãããõo booonns... :)
 
Por isso, pelas memóras desses sabores, hoje deixo aqui esta doce receita.
 
Licor de amora
 
 
 
De que é que vamos precisar?
1 kg de amoras
1 kg de açúcar amarelo
1 lt de aguardente bagaceira
 
Como é que se faz?
Primeiro, lavamos bem as amoras e colocamo-las num recipiente, depois de escorridas. Se tivermos um pilão, óptimo. Senão, encontramos em casa algo que permita esmagá-las e criar uma mistura cremosa. De seguida juntamos o açúcar, mexemos e tapamos o recipiente e assim deverá ficar durante 3/4 dias.
 
Passado este tempo, devemos juntar a aguardente e misturar. Tapar e, durante um mês, abanar todos os dias. Et voilá! Está pronto! Coar e encher as garrafas. Deixar repousar mais um mês antes de beber.
 
Ou seja, no Verão saiam à rua. Apanhem amoras e façam o licor. Para o beberem durante o Outono.
 
É mesmo fácil e garanto-vos que vale a espera. Além disso, quando receberem alguém em casa poderão sempre brilhar ao servirem um licor feito por vós. Também dá para levarem para casa de alguém quando forem convidados para jantar. Enfim, dá para o que se lembrarem.
 
Bom proveito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!