quinta-feira, 5 de março de 2015

Daisy - o melhor do Pingo Doce

Com os meus 19/20 anos trabalhei no Pingo Doce. Estava no 2.º ano da faculdade e trabalhava. No que aparecia. Em part-time. No tempo em que havia part-times ao virar da esquina. Tinha aulas à tarde e, por isso, entrava no PD às 7 da manhã e saía ao meio-dia. Folgava à 4.ª feira e ganhava, se não me engano, 44 contos (qualquer coisa como 220€).
 
Quando fiz a minha candidatura disse que preferia trabalhar na caixa. Mas não havia vagas e, por isso, durante 6 meses trabalhei na reposição de produtos não perecíveis. Aprendi imenso. Na altura não dei valor a essa aprendizagem. Mas ainda hoje quando faço compras dou por mim a tirar das prateleiras os produtos que estão atrás. Dos frios, os produtos que estão em baixo. E quando tenho dúvidas nos preços confiro os códigos de barras. Ou melhor, as suas terminações.
 
Aprendi sobre fornecedores. Conheci melhor esse mercado. Aprendi sobre a mecânica das promoções. O que são os "topos", como se fazem e porque se fazem. Aprendi que os produtos mais baratos estão SEMPRE na última prateleira (de baixo) e os mais caros à altura da nossa vista. E das nossas mãos.
 
Aprendi que há produtos de consumo cujas embalagens foram pensadas de acordo com o tacto. E a sua ergonomia. E que, por norma, estão relacionados com vícios. Ou pequenos prazeres. E são os mais caros.
 
Naquela altura queria ganhar algum dinheiro. Tão pouco que era e para tanto que dava. Tinha carro, um Fiat Uno de 1989. Juntava para as propinas, para as imensas fotocópias e livros e ainda sobrava para outras coisas próprias da idade. E das mulheres.
 
Outras foram as aprendizagens, sem dúvida. Todas as experiências que tive no mundo do trabalho deram-me imensas, mas imensas coisas boas. No entanto, do Pingo Doce, ficou-me algo ainda mais importante. O mais importante de tudo daqueles 6 meses. A minha amiga Daisy.
 
Também ela trabalhadora-estudante. Também ela uma funcionária dedicada, responsável, que juntava os 44 contos para as propinas. Todas as manhãs passava na padaria para dois dedos de conversa. Todas as manhãs a Daisy embalava o pão, arrumava a montra dos bolos, atendia clientes. E dessas manhãs a uma conversa fora dali foi um pulinho.
 
Penso muito na minha amiga Daisy. Lembro-me muitas vezes dela. Por vezes quando lamento a falta de tempo para estarmos juntas mais vezes. Mas sou feliz quando me lembro do nosso percurso. Tão parecido. Acabámos os nossos cursos. Ambas temos emprego. Casámos. As duas com dois filhos cada. E quando ouço a palavra dócil, é dela que me lembro. Quando ouço a palavra meiga, é dela que me lembro.
 
Esteve presente do dia do lançamento do meu livro. Foi tão bom. Ouvir a sua voz quente, envolvente, pausada. Sentir o seu abraço. O mesmo abraço. E como sei que vem aqui todos os dias, decidi dedicar-lhe este texto. O melhor do Pingo Doce, a minha amiga Daisy. A melhor herança desses 6 meses em que saía de casa às 6 da manhã e entrava às 8 da noite. Tal e qual como ela. Uma das noivas mais bonitas que já vi. Uma das noivas mais felizes que vi no dia do seu casamento.
 
Para ti Daisy, que gostas de me ler, um beijinho no teu coração. Porque tenho saudades tuas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!