segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Não gosto de sair ao Domingo

Nunca gostei de ter dias marcados para nada. Como se fosse obrigada a fazer qualquer coisa sem vontade. Fazia a minha vida do dia a dia, fora as obrigações de estudar e trabalhar, ao sabor do meu querer e que prazer isso era!! Quando já adulta, claro.

Nunca gostei de ter de comer a horas certas. Porque deveria eu de comer a determinada hora se não tinha fome? Porque deveria eu de levantar-me a determinada hora se não tinha uma obrigação? Porque deveria eu de deitar-me a determinada hora se não tinha sono? Porque deveria eu ter de acompanhar os meus pais nos passeios de Domingo à tarde se não tinha vontade?

Quando estamos em casa dos pais, é assim, andamos ao sabor da sua vontade. Às vezes, contrariados. Com aquela rotina. Das horas marcadas. Dos sítios onde íamos. Do almoço de Domingo. Dos serões com os amigos deles. Dos passeios e fins-de-semana com os amigos deles e respectivos filhos.
 
Nunca gostei, apesar de ser muito organizada e metódica.
 
Mas a coisa vira quando temos filhos. Os dias e as horas passam a ser registados como algo fundamental. É preciso organizar tudo em função do relógio. A hora a que comem, a hora a que dormem, a hora a que tomam banho, a hora a que entram na escola, a hora a que saem da escola, a hora em que brincam, a hora da natação, etc., etc, etc.
 
Esta "prisão" de ter dia e hora marcados para o que quer que seja, tem coisas boas e coisas más. Permite-nos criar uma rotina na vida deles que lhes dá segurança. Mas também tem o dom de amarrar-nos a uma agenda que nos conduz a fazer coisas sem vontade ou a ter vontade de fazer coisas que não podemos fazer naquela hora. Por qualquer coisa em função deles.
 
No entanto, há um dia da semana que consegui reservar como o dia da mãe lá em casa. E esse dia é o Domingo. O dia em que se faz apenas e só o que a mãe quer. Porque não gosto de sair de casa ao Domingo. Não gosto de encarar o trânsito dos domingueiros nem de ir a sítios cheios de pais e filhos e avós e tios. Não gosto da ideia de vestir o melhor fato para o desfile familiar. Nem de almoços marcados ou festas de aniversário.
 
Gosto de ter o Domingo para nós. Para a família. Ao sabor do que nos aprouver. Sem hora para acordar ou para comer. Sem hora para dormir ou para brincar. Sem obrigações. Gosto de ter tempo. E o Domingo é um excelente dia para isso.
 
Gosto da minha lareira a funcionar e do quentinho que o nosso ninho ganha. Gosto dos dias de verão de janelas abertas com um entra e sai das varandas e um esparramar de corpos no relvado do prédio. De jogos debaixo das árvores e da aprendizagem deles de volta das bicicletas.
 
E não trocaria esse dia da semana por nada deste mundo. Porque passar tempo com a família é um bem muito precioso. E se acrescentarmos a esse tempo "qualidade" tenho a certeza que os nossos filhos serão muito, mas muito mais felizes.

1 comentário:

  1. Para mim o fim de semana perfeito é um sábado de passeio e um domingo inteiro de descanso, sem tirar o pijama! é algo saboroso e lá está, não ter horário para rigorosamente nada, só para deitar que 2ª começa tudo outra vez! * boa semana :)

    ResponderEliminar

Comente! Prometo responder!