quarta-feira, 5 de março de 2014

Homens dedicados, trabalhos redobrados!

Somos quatro lá em casa.
Eu e o pai trabalhamos todo o dia! Mas todos precisamos de roupa todos os dias! De comer, de dormir, de tomar banho. Precisamos das nossas coisas nos sítios certos para não nos desorientarmos. Precisamos da casa limpa e arrumada (mais ou menos) para não entrarmos num caos. Mas, como sabem, isso é algo que dá muuuuiittoooo trabalho. Muito, mesmo!
 
Tempos houve em que tínhamos alguém para ajudar-nos nestas tarefas. Mas esses tempos, de vacas gordas, já lá vão. A carteira está cada vez mais apertada e, por isso, tivemos de estabelecer prioridades. Deixámos de usufruir desse pequeno grande luxo. Mas as tarefas domésticas, essas, são teimosas. Persistentes e não nos dão tréguas.
 
Decidi partilhar convosco coisas que só o meu marido sabe fazer. Daquelas, que me deixam com os cabelos em pé, no que toca a tarefas domésticas (sim, porque as outras coisas que ele sabe fazer que me deixam com os cabelos em pé não são para aqui chamadas). Vejam lá se se identificam com alguma coisa.
 
Estender a roupa.
Estender, estende. O problema é o método. Toda a santa peça de roupa leva molas em todo o lado. Não vá o diábo tecê-las e um furacão passar por lá. É preciso prevenir. Depois é a trabalheira de tirar as marcas das molas com o ferro de engomar. Coisa que ele não faz. Mesmo!
Estender a roupa. Tarefa que faço com algum cuidado, a pensar poupar no trabalho que terei a passá-la. Molas colocadas estratégicamente. Quantas menos melhor. As camisas todas juntas. As calças todas juntas. As tolhas arrumadas no estendal. Meias e cuecas prontas para serem dobradas e arrumadas. Tudo isto em tempo record. O homem consegue baralhar tudo. E demorar uma eternidade...
 
Pôr a mesa.
Põe. Ele põe... tudo ao contrário. Não acerta com os talheres. Os miúdos que são miúdos já sabem pôr os talheres correctamente. E quando se sentam à mesa dão logo conta. Foi o pai que pôs a meeesa...
 
Levantar a mesa.
Ele levanta. Isso sim. Separa a loiça na máquina. Mas porque motivo ainda não percebeu, ao fim de tantos anos, que tirar a toalha da mesa, sacudi-la e arrumá-la faz parte desta tarefa? PORQUÊ?
 
Limpar o pó.
Ui! O homem parece que fica para morrer. Aquilo primeiro que arranque... mas depois de arrancar... ele transpira, ele limpa e volta a limpar, ele tira tudo do sítio, ele descobre cantinhos que eu não conhecia, ele vangloria-se pelo que está a fazer. Horas, senhores! Horas naquilo!! Numa coisa que eu faço num instante!
 
Sacudir tapetes.
Até muda de roupa! Que isso é tarefa árdua e deixa-o todo sujo. Sim, porque aqueles braços a sacudirem tapetes até fazem o prédio estremecer. (Vês amor. Acabei de dizer que tens uns braços fortes)
 
Aspirar.
Só para resumir: quando dou uma espreitadela para ver onde ele anda, já tenho os móveis todos fora do sítio. Mesmo que tenha sido tudo aspirado há pouco tempo.
 
Cozinhar.
Duplo "ui"! Uma simples sandes!! Uma simples sandes!! Tira tudo o que há no frigorífico. Espalha tudo em cima da bancada. Faz migalhas com o pão. Utiliza a mesma faca para a manteiga, para o doce ou whatever. Fico louca! E não arruma nada sem acabar de comer. Ainda posso precisar! Diz ele.
Uma vez quis ajudar-me a fazer arroz de cenoura. Pôs-se a cortar as cenouras. Imaginam cenouras cortadas ao meio no meio do arroz? Pois. Foi o que ele fez...
 
A sério!
Muito mais para contar. E muitas vezes não sei se devo agradecer pela intenção ou mandá-lo dar uma volta com os miúdos.
 
Trabalhos dobrados. Sem dúvida! Só os nervos que me faz, ui, ui...

3 comentários:

  1. Definitivamente. Está decidido. Vou entrar em greve por tempo indeterminado! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mulheres são assim amigo Vitor, se os homens fazem é por que fazem se não fazem é porque não fazem....enfim!!! beijinhos aos dois.

      Eliminar
    2. Caro amigo Anónimo, não é bem assim. Vá lá ver o post de hoje! Obrigado.

      Eliminar

Comente! Prometo responder!