segunda-feira, 20 de abril de 2015

Vidas passadas. Ou futuras...

Não sei muito bem o que pensar sobre este assunto. Teremos tido uma outra vida no passado? Então isso significaria que o tempo que vivemos não estamos a vivê-lo pela primeira vez. Se tivemos uma vida no passado, o que é que vivemos, então? Como poderemos sabê-lo? E como poderá alguém dizer qualquer coisa como: noutra vida deves ter sido isto ou aquilo... E o "isto ou aquilo" está sempre relacionado com a personalidade de cada um. Mas porquê, sempre, no passado?

- noutra vida deves ter sido uma amazona
- noutra vida deves ter sido uma escritora famosa
- noutra vida deves ter sido professora
- noutra vida deves ter sido uma grande empreendedora, etc., etc.

Então mas... pergunto-me eu: não há novas vidas? Não há pessoas que nasçam sem nunca terem vivido uma vida passada? E porque motivo é que qualquer característica nossa diz respeito ao passado e não a uma vida futura? (admitindo que existe?)

Ou seja, eu escrevo. Hoje, aqui e agora. Porque é que noutra vida devo ter sido uma grande escritora e nesta uma escritora amadora? Porque motivo não poderá esta vida que estou a viver ser a "preparação" para uma vida futura de sucesso, de grande escritora?

Se renascemos, porque não o fazemos sempre num caminho crescente e não  num caminho decrescente? É que se assim for todas as pessoas que fizeram algo de grandioso no tempo em que viveram, na vida que viveram a seguir fizeram muito menos. Faço-me entender?

Não deverá ser essa experiência de vida que se vive a preparação para aquilo a que se chama "uma alma velha", ou seja, "vivida, sábia"?

Tenho uma amiga que é terapeuta de reiki. Quando nasceu o meu segundo filho disse-me: o menino é uma alma sábia. Deve ter sido alguém com muito valor, no passado. Deve ter sido um grande homem.

Bom, primeiro que tudo: para mim há-de ser sempre um menino de grande valor. No que depender de mim será um grande homem. Mas se é como ela disse, porquê em relação ao passado e não em relação ao futuro?

Como é que se explica isto? Então as "almas" renascem e renascem e renascem e não há almas novas? Então e porque é que a vida que se vive é fruto do que se viveu noutra vida e não a preparação para uma vida futura? Então e não há um fim para esse renascimento? 

E quem me explica como é que isto acontece?

1 comentário:

  1. Podes não acreditar mas penso nisso várias vezes. Alguém será a primeira vida

    ResponderEliminar

Comente! Prometo responder!