sexta-feira, 11 de julho de 2014

Lugares onde fomos felizes - Beja + Serpa + Ferreira do Alentejo

Temos um grupo de amigos com quem, todos os anos, passamos um fim-de-semana familiar. E, todos os anos, o grupo aumenta. Entre casais e filhos andámos pelas 35 pessoas.
 
Com este encontro pretendemos várias coisas. Fomentar as relações de amizade entre todos e entre os nossos filhos que, durante o ano, não nos acompanham nos jantares e encontros de adultos. Cumprir, minimamente, um programa cultural para que nos sintamos mais ricos e mais conhecedores do nosso Portugal. O encontro acontece sempre num local diferente. No ano passado foi no Luso. Este ano fomos para o Alentejo.
 
Dou-vos nota de várias coisas. Primeiro, o Alentejo, para mim, será sempre a minha fonte. Os cheiros, as cores, os sabores e as gentes enchem-me a alma. Estou em casa. É como ir a casa. E, desta vez, não foi diferente. Assim que lá chegámos e saí do carro senti-me invadida por memórias de locais onde fui feliz. De tempos que me preencheram e onde construí maravilhosas recordações. Pisei o chão com vontade de beijá-lo. Não devemos deixar de voltar aos locais que vivem no nosso coração. Mesmo que não tenhamos as mesmas pessoas connosco. Nem a mesma idade. Nem a mesma forma de ver as coisas. O que somos é resultado do que vivemos...
 
Conseguimos um hotel disponível para albergar tanta gente. O hotel O gato, perto da barragem de Odivelas em Ferreira do Alentejo. Um negócio de família cujo nome é também de família. Começou com o bisavô do actual proprietário e era, inicialmente, uma mercearia. Cresceu e ganhou uma taberna. Depois, uma albergaria e, hoje, é um hotel. Acolhedor, familiar. No meio do nada. Mesmo para repouso absoluto. Com uma boa piscina e uma cozinha tradicionalmente alentejana que, apesar de ser muito boa, acabou por ser a parte má. Não deu para resistir... :)
 
E nos 3 dias que lá passámos tínhamos programado visitar o castelo de Serpa, onde também almoçámos. O castelo de Beja, onde também jantámos. E a barragem de Odivelas, onde eu e os meus não fomos. Pois estávamos de partida para o Algarve.
 
Todos os anos a mesma agitação. Crianças para um lado, adultos atrás delas. Programa delineado e alterações de última hora. E, este ano, o meu aniversário. No dia 29 de Junho. Com direito a bolo (surpresa organizada pelo marido) e todos combinados para me cantarem os parabéns. Obrigado.
 
A reter: vale a pena visitar o castelo de Serpa. E a vila. E almoçar por lá. Estava tudo combinado para irmos ao restaurante Molha o bico, mas estava fechado. Acabámos no Pedra de Sal. Um must. A decoração, a comida e a recepção. Em Beja, para quem não conhece, visitem o centro histórico e o castelo. Para mim, já não era novidade. Mas em grupo é sempre mais divertido.
 
Aos amigos que se juntaram ao grupo recentemente, um grande abraço. Daqueles quentinhos. Que permaneçam connosco o mais possível. Sempre com boa-disposição. Acrescentando o que de melhor têm para dar a este grupo que é a prova de que não há impossíveis. E aos que ficaram sem tradução ao que ouviram, aqui vai o que me lembro:
 
- alcagoitas: amendoins
- estramelo: whisky
- charingo: fartura
- chocolatêra: cafeteira
- talego: saco de pano
 
Isto em resultado das conversas que tivemos ao serão. :)
Agora, um breve registo fotográfico.
 







 
Se vos aguçou o apetite, já sabem. Passando por aquelas bandas não deixem de parar!
 

2 comentários:

  1. Foi um fim de semana muito agradável, regressamos todos mais ricos e com mais umas graminhas mas sem importância o importante mesmo foi o convívio com pessoas extraordinárias, são estes e outros pequenos momentos que nos fazem sentir que a vida é bela e tem encanto...

    ResponderEliminar

Comente! Prometo responder!