sexta-feira, 25 de julho de 2014

Da horta para a mesa

Os meus sogros são ambos de pequenas aldeias da Guarda. Já vivem em Lisboa há muitos e muitos anos, mas até casarem as suas vidas foram passadas por lá. Nos campos a trabalhar. A tratar dos animais. Dos irmãos mais novos. A contribuirem para o sustento das famílias. Numerosas.
 
Assentaram arraiais por cá. Compraram um terreno para construirem a sua casa e durante muitos anos foi esse o projecto de vida que os uniu. Tiveram filhos e assim que puderam adquiriram um outro terreno que transformaram em horta.
 
Saíram das suas terras. Deixaram a família para trás. Os dois partiram em busca de uma vida melhor. Trabalharam imenso nos campos. Mas o gosto pela terra, por enterrarem as mãos na terra, esse, veio com eles.
 
De vez em quando passo por lá. E é lá que o meu sogro passa grande parte deste tempo que lhe sobra por causa do tempo da reforma. Os meus filhos adoram!! Podem mexer na terra, apanhar legumes, entrançar as cebolas e aprender a reconhecer o que está plantado pelas folhas.
 
Trouxe dois sacos cheios de coisas. Conseguem adivinhar o que é? Há uns que são básicos, claro, mas deixo-vos este desafio. Vou numerar as fotos e vocês tentam acertar no que é. Boa?
 
N.º 1
Bom, esta é fácil... :)

N.º 2

N.º 3
Fácil, fácil!!
 

N.º 4
Bom... isto não custa nada...

N.º 5

N.º 6

N.º 7
Não se centrem só nela. Quero saber o que está por detrás!!
 
N.º 8
 
N.º 9

Este não é para adivinhar...

O resultado final..
 
Fico contente por os meus filhos terem esta oportunidade.
De aprenderem que os legumes não nascem nas prateleiras dos supermecados.

6 comentários:

  1. ca vai: alface, feijao verde,cebola, uvas, tomate, espinafre, abobora courgete e aipo. este ultimo nao tenho bem a certeza. o meu premio é...

    ResponderEliminar
  2. Não vou fazer tentativas... mas essa saladinha de tomate é assim do melhor!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. alface, feijão verde, cebola, uvas, tomate, espinafres, couve,courgete e aipo.

    ResponderEliminar

Comente! Prometo responder!