segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Sobre a viagem ao Porto - Parte I

Tinha este assunto para resolver: conhecer a cidade do Porto! Já lá tinha estado há uns anos atrás. Mas tinha chegado de noite com quarto reservado na Pousada da Juventude e às 6 da manhã fui para o aeroporto apanhar o avião para Barcelona. A cidade em si não conhecia. E martirizava-me por isso. O meu marido estava como eu. De tantas viagens que fizemos dentro e fora de Portugal não tínhamos assinalado a cidade do Porto no mapa. Apenas o desejo de perceber essa coisa da alma da cidade que quem a conhece diz que ela tem.

Fomos os quatro. Uma estreia em família. E quem me conhece sabe que gosto imenso de mercados e que são poucos os que não conheço. Adoro as cores, os cheiros e as gentes. Acredito que se trata do barómetro daquilo que é a alma de uma cidade, vila ou aldeia. Que nos proporcionam tudo o que há de melhor com um verdadeiro sentido de alma. Um bocadinho da alma de cada um em cada coisa que têm para vender. Por isso, começámos pelo mercado do Bolhão.

Uma agradável surpresa. Para já, a localização. Mesmo no meio da cidade. Perto da afamada Rua de Santa Catarina. No centro da movida portuense. Por fora, um edifício bonito, mas de tão enquadrado na arquitectura da cidade não chama muito a atenção. Por dentro, um mundo. Uma cidade dentro da cidade. Uma descoberta a cada "esquina", a cada banca. Estava longe de casa, por isso ter comprado pouca coisa. Mas juro que fiquei com vontade de lá voltar todos os sábados de manhã para abastecer a cozinha de coisas boas e frescas. E as cores do mercado? Extraordinário. As especiarias em saquinhos. As flores. A cidade do Porto tem muitas floristas. Os cheiros. Os talhos e as peixarias.

Tão bom, mas tão bom que vou voltar. De certeza!

(Tenho pena, muita pena, de ter a máquina fotográfica avaridada e ainda não ter comprado outra. A avaria não tem solução. Por isso, as fotos não têm a qualidade desejada.)
 
Eu e o meu amor.

No primeiro andar do mercado.

Eles aqui estavam indecisos entre as gomas, as azeitonas e as especiarias.

Apanhado! O meu marido estava com vontade de experimentar os aventais. :)

Leiam com atenção. Muito bom!

Reparem em como o mercado é colorido.

Não consigo resistir a estas cores.

Adoro as garrafas em miniatura.

Dá vontade de comprar tudo. Há coias que eu nem sei para que servem. :)

Tenho pena que a fotografia não seja fiel à beleza desta banca. Estava mesmo bonito, o quadro.

Frutos secos. A minha perdição.

Especiarias e mais especiarias. Uma dança de cores que convidava a entrar no baile.

Aqui o meu filho lançou a mão e provou as azeitonas. Que ele adora!

Andaram de volta dos peões e dos brinquedos de madeira.

As experiências dela com o telemóvel.

"Tira-me uma foto!" Acho que foi a frase que mais ouvi.
 

2 comentários:

  1. Que delicia...vou ficar a espera das partes restantes da história! Também morrooo de vontade conhecer o Porto, mas o marido Alfacinha diz que la não tem nada de bonito para se ver! lol....rivalidades parvas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia Faria: uma sugestão! Apresente-me ao seu marido (através do blog, claro), como uma alentejana a viver em Lisboa que ADOROU a cidade do Porto. Pode ser que o convença. E deixe-se estar por aí que eu prometo continuar a história. Um beijinho no coração. ;)

      Eliminar

Comente! Prometo responder!