quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mamã dá licença?

Se há coisa espectacular que me deixa nas nuvens e com o ego do tamanho do mundo, é quando me dizem que os meus filhos são bem educados! (atenção, não confundir traquinice com má educação!)
É claro que respondo sempre: "Obrigado, mas é algo que dá muito trabalho e tal...!" (do género, vê lá se aprendes alguma coisa que isto das crianças serem bem educadas é tarefa dos pais).

Fico mesmo, MESMO, feliz da vida! Uma espécie de recompensa depois de executar correctamente o número para o qual me habilitei! O de mãe!

Quem tem filhos e ouve coisas destas, sabe bem a que me refiro! Mas ele há coisas que ainda me deixam meio atordoada, assim meia dormente, sem saber muito bem o que pensar...

Já não é a primeira vez que me dizem que é antiquado os meus filhos pedirem licença para saírem da mesa quando acabam de comer. Será mesmo? Não penso assim. Penso que é uma forma disciplinada de sair da mesa quando acabam uma refeição, sem se porem a correr feitos malucos em direcção às brincadeiras que deixaram a meio, largando os talheres de qualquer maneira, ainda a mastigar, com a boca suja e sem respeito por quem está, também, à mesa. Para mim tem várias vantagens: 

- não saem da mesa a meio da refeição
- esperam um pelo outro (só têm licença quando os dois acabam de comer)
- ganham disciplina (o que não lhes fica nada mal)

Antiquado? (Às vezes apetece-me corrigir: "Desculpa, mas não querias dizer adequado?") 
Parece-me, isso sim, que hoje em dia ter maneiras é que é qualquer coisa estranha, trabalhosa, diferenciadora... Dá trabalho? Ok, também quando estou com eles não devo estar a fazer mais nada. Por isso, invisto! É estranho? Ok, também eu! Cada família com as suas manias. Diferenciador? Ok, desde que seja pela positiva. (e eu acho que é!)

Agora, não acho muita piada. Eu também não comento quando vejo crianças que não pedem licença para sair da mesa. Não comento quando atiram comer para o chão. Não comento. Ponto final. (à frente dos pais, não comento mesmo!) E tento fazer um esforço para perceber porque motivo é que isso acontece!

Eh pá! Os meus filhos não são perfeitos (graças a Deus!), mas calma lá!!! Educação e respeitinho é muito bonito e eu gosto! Acho, até, que deviam dar alvíssaras a quem tiver!

Mas também há cenas engraçadas da parte deles. A mais velha quando dá conta de qualquer coisa que sabe que irá, à partida, deixar-me irada, diz ao mais novo:

- Não sabes a mãe que temos? (pareço um bicho do mato)

E depois vou a ver e pronto, nada de especial. Ele só enfiou um rolo de papel higiénico na sanita! (brincadeira)

É mais ou menos assim. Ela peca no exagero. Ele peca na falta. (mas ambos pedem licença para sair da mesa)

Mas numa coisa são iguais (o que me faz pensar que estou constantemente a brincar ao "Mamã dá licença?"): pedem autorização para tudo! Mas tudo!! (bom... tudo não... não pedem licença para fazerem disparates...)

- Mãe, posso ir à casa de banho!
- Mãe, posso ir beber água?
- Mãe, posso comer uma banana?
- Mãe, posso ir brincar?
- Mãe, posso..........??

É demais! 

Levei algum tempo a perceber o porquê disto? Cheguei mesmo a pensar que era muito exigente, ao ponto dos meninos não terem à vontade para satisfazerem as suas necessidade mais básicas! Até que... percebi... (ufa)

Eles estão habituados a pedirem autorização para tudo nas escolas. Ai deles que saiam das salas para qualquer coisa sem pedir autorização. Construí esta teoria! (e já constatei com as mães dos colegas deles)
Mas, confesso, andei preocupada com isto!

Agora encaro como um jogo.
- Mamã dá licença? Quantos passos?
- Três à tesoura em direcção à mãe com beijinhos a abraços.
- Ó mããããeee!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!