quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Fim de emissão

Tenho andado com um problema (mais ou menos grave) e não encontro solução nenhuma. Não sei se acontece o mesmo convosco, mas começo a ficar realmente preocupada. E, pior, a culpa desse meu problema é o sofá lá de casa!!!
Passo a explicar:
Entendo que o meu dia-a-dia está dividido em quatro turnos. Quem me conhece sabe que digo isto há muito tempo. O primeiro turno começa pelas 7h30 e consiste no despertar, preparar pequenos-almoços, tratar das crianças (e de mim!), deixar tudo mais ou menos no sítio e fazer a distribuição pelas escolas.
Quando dou por mim a estacionar o carro perto do meu local de trabalho, é porque estou a começar o 2º turno. Esse prolonga-se até à hora de sair (incluo aqui o trabalho e a hora de almoço com os colegas). Pelas 17h30 começa a recolha das crianças (ou isso ou a mais velha fica na rua, à porta da escola, porque este país não é para velhos, nem para novos).
Começo aqui o 3º turno. Este prolonga-se até à hora das crianças irem para a cama. Abarca todas as rotinas, desde actividades extra-curriculares, ginasticar, apoio nos trabalhos de casa, banhos, jantares, preparação do dia seguinte, histórias e brincadeiras, até que começa a contagem decrescente:
- Faltam 10 minutos! (esta foi uma estratégia que encontrei para o pessoal protestar menos na hora de lavar os dentes)
O 4º turno tem início depois de encerrados os trabalhos (os domésticos!). Inclui conversa ao serão (com o marido), conversa ao telemóvel, conversa na net, pesquisas, leituras, escritas, por vezes uma ou outra visita de amigos (sim, mesmo durante a semana. Aquela casa às vezes parece um carrossel. Sai um, entra outro! mas eu ADORO!!), ver uma série (acompanho pouca coisa) e, voilá, o turno mais descansado acaba num instantinho. A seguir, cama!!
Ora bem, isso era antigamente! A seguir, cama?? Não! Não tenho conseguido ir para a cama. Tenho feito uma coisa que me deixa louca! Encosto-me no sofá... (começo por pensar que é só por um bocadinho)... depois vou buscar uma mantinha... (penso que é só por um bocadinho)... depois começo a piscar os olhos (penso que é só mais um bocadinho)... depois fecho os olhos sem dar por isso (e aí já não penso nada) e, pronto! Acabou-se!! Ele são 4, 5 da manhã quando vou para a cama? Mas isto cabe na cabeça de alguém?? Ou seja, arranjei um turno extra antes de ir para a cama! (o problema é que sabe bem...)
Tenho andado a pensar no assunto e todos os dias digo que vou para a cama na fase do piscar de olhos, mas não vou. Vou é ficando, ficando, fica..., fic..., f....
A culpa disto acontecer (além do sofá ser excelente e de não ficar com dores no corpo, senão não repetia a brincadeira) é da televisão que funciona durante 24 horas por dia (à excepção da TCM e de alguns canais de animação infantil).
Ora bem, quem dorme no sofá sabe que, durante o sono no sofá lá vamos abrindo um olhito e outro e a televisão está SEMPRE a dar qualquer coisa. No meu subconsciente se a televisão ainda está a transmitir é porque ainda são horas de estar a vê-la. Sim, por que eu sou do tempo em que a transmissão acabava e aí, sim, estava na hora de ir para a cama.
Lembram-se disto?

Era assim, mais ou menos a partir da meia-noite. A mira técnica da RTP a preto e branco.
(lá em casa ainda tivemos televisão a preto e branco por alguns aninhos. A determinada altura comprou-se um filtro/protecção que se colocava à frente da televisão para "dar cor"...)


Antes de aparecer a mira técnica, a imagem ficava escura e dizia: "Fim de emissão"!


Na década de 80 começaram as transmissões a cores com maior regularidade.
Mas a emissão terminava pela meia-noite. Sempre com um simpático "Boa-noite!" da locutora e a mira técnica, agora a cores, acompanhada de música clássica.

Eu lembro-me disto! E, se, na altura era uma chatice aparecer a mira (significava que não havia mais nada para fazer...) agora chego à conclusão que me dava jeito ter qualquer coisa que anunciasse o fim da transmissão! À medida que ía abrindo um olhito e outro lá havia de calhar ver que:

1º estava na hora de ir para a cama
2º estava na hora de TODOS irem para a cama
3º evitava um turno extra
4º poupava o sofá
5º poupava na electricidade
6º não interrompia o sono
7º evitava a chatice de estar a chamar o meu marido e ele "estou a ver se dá alguma coisa noutro canal.."

Evitava muita coisa!

Afinal, a culpa do meu problema, que se tem vindo a transformar num turno extra, é da falta do "Fim de emissão".
Acho que vou escrever para o provedor do telespectador a propor isto!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!