terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Então e afinal... novidades?

Nada de especial. Apenas a certeza de que passou um mês e meio e parece que já passaram seis meses desde o último post. Vivemos os dias muito depressa. Tudo e nada ocupa-nos muito tempo. Estamos sempre cansados. Aliás, é o que mais oiço:
- Então o que tens?
- Estou cansado/a... (quase sempre acompanhado com um suspiro de desânimo)
E fico sem saber se será mesmo cansaço ou uma desculpa para não dizer nada. Mas preocupa-me ouvir isto tantas vezes... Sobretudo porque também eu o digo muitas vezes. E não poucas as vezes, perante este facto, dou por mim a pensar na frase de Fernando Pessoa Não se habitue ao que não o faz feliz...
 
Estar cansado não é bom? Não é sinal de que a nossa vida mexe? Que temos o que fazer? Que conseguiremos descansar? Sim, porque não fazer nada também cansa. Mas não nos permite o descanso. Estaremos cansados por estarmos habituados a qualquer coisa que não nos faz feliz?
 
Eu estou cansada.
Sei porquê. Sei porque estou cansada. E sei quando estou cansada por ter muito que fazer. Pois quando acabam esses dias de cansaço é quando durmo melhor. Sei que estou cansada, primeiro, por levantar-me tão cedo. Por ter o primeiro turno do dia ao primeiro cantar do galo. E isso deita-me abaixo. Sei que estou cansada porque estudei que nem uma louca nas últimas semanas. Ou talvez não. Talvez tudo o resto que continuava por fazer fizesse parecer o estudo algo muito mais penoso para mim. Porque estudar e trabalhar, foi coisa que sempre fiz. Mas estudar e trabalhar com dois filhos... foi a primeira vez...
 
Estou cansada, mas feliz. Na sexta-feira apresentei o trabalho final do curso e agora só falta a nota para estar oficialmente especializada em Gestão Pública. Estou quase uma especialista, é o que vos digo!! Feliz é a palavra certa. Por ter conseguido acabar. Por ter conseguido cumprir tudo o que me foi pedido. Por ter cumprido os prazos e mais que isso, por ter entregue os vários trabalhos antes dos prazos estabelecidos. Cansada, mas feliz. :)
 
Aconteceram outras coisas que me deixam cansada, mas feliz. Recebi uma proposta de trabalho que será um desafio. Terei de montar um projecto cujo resultado só terá visibilidade no ano de 2017. A expectativa é muita. A pressão... Aceitei, claro, que não sou menina de virar costas a desafios. E comecei ontem. Segunda feira. E também estou feliz por isso.
 
Neste mês e meio também participei como autora no 1º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia promovido pela Fundação "O Século". Fui a algumas escolas com o meu livro. Contei a minha história "N" vezes e ainda não estou farta. Apenas grata.
 
Cortei o cabelo. Mas à séria. Há quem diga que ganhei 10 anos de vida. O certo é que devo ter perdido 20kg de peso. Pelo menos assim me sinto, pois o meu cabelo era uma espécie de manta polar. E agora é apenas um singelo cachecol... :)
 
Vendi a minha querida carrinha... (e isso... ainda dói...)
 
Fui convidada para ser madrinha de casamento da minha melhor amiga. Assim, à americana. Ela leva madrinhas e ele leva padrinhos. Yeah!!! Estou tão feliz!!! Sobre ela, prometo, farei um post um dia destes.
 
Pelo meio estudei Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, fiz experiências com canela e afins, trabalhos manuais e o resto que vocês já sabem. Continuei neste papel de mãe que se impregnou em mim como uma segunda pele. Às vezes, como uma primeira pele.

O meu príncipe já tem dentes e diz olá. Cumprimenta o Mickey quando o vê na televisão e arranca-nos uma gargalhada acompanhada de uma admiração pela sua desenvoltura linguística precoce. Já está na escola. Já tem outros bebés amigos. Está a crescer. E a sua mãe, a minha querida prima/irmã abriu um negócio. Aqui. Inteligente, a sua opção. Corajosa, acima de tudo. E eu vibro a cada pequena conquista desta sua aventura. (vai correr bem, vais ver)

Ele, pediu, pediu e convenceu-nos. Está no karaté. E tem sido uma aventura... :)

Ela, na sua dança, já participou em torneiros. Mas não conquistou o pódio. Continua bem, na sua marcha. E está a transformar-se... ui...

Como vêm, nada de especial.
Apenas e só, a vida tal como ela é.
Que nos cansa. Que nos irrita. Que nos maça. Que nos faz avançar e recuar. Que nos dá a certeza de que não a trocaríamos por nada deste mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!