domingo, 28 de dezembro de 2014

Balanço natalício

Já lá vai... o Natal de 2014... Efectivamente, para mim, já lá vai só no calendário. Porque em casa o clima natalício continua. A família usufrui destes dias sem qualquer obrigação. Sobretudo, usufruímos uns dos outros. Não há escola, nem trabalhos de casa, nem horários para nada. A mesa ainda está posta. Desde o dia 24 de Dezembro... :) Petisca-se aqui. Petisca-se ali. Com família e amigos. Com quem mais gostamos.
 
Passámos bem a consoada. Passámos bem o dia 25. E de lá para casa imperam os pijamas, as pantufas e a lareira acesa. Imperam as bebidas quentes, os brinquedos e os livros novos e os filmes de animação. A minha cozinha está transformada num laboratório de perfumes, que a  miúda está a vibrar com o presente da Science4you. Por vezes dá lugar às brincadeiras de praia do irmão, que tanto pediu ao menino Jesus o Supersand. Constrói castelos de areia e modela formas e mais formas. Estão no paraíso. Saímos muito esporadicamente e apenas para o que é estritamente necessário.
 
Esta pausa era mesmo necessária. O ano que começou em Setembro veio em força e todos sentimos os efeitos das novas rotinas. Das rotinas a que não estávamos habituados. Dos novos horários, das novas escolas, das novas voltas que passámos a dar.  Depois, também eu me meti a estudar. A falta de hábito foi o principal travão à engrenagem do motor (que entretanto já fez a rodagem). O lançamento do livro também deu que fazer e por vezes os meus dias foram tão preenchidos que me pareceram ter 30 horas. Mas foi tão bom este final de ano. Tão bom.
 
O Natal, no calendário, já lá vai. Mas na nossa casa continuamos com o mesmo espírito. Porque para nós o Natal é mais do que uma época de compras e trocas de bens. É uma época de paz de espírito, de descanso físico, de encontros e reencontros. É uma época em que aproveitamos ao máximo, sobretudo eu e o pai, para voltar a pôr os pratos da balança em equilíbrio. Para reflectir sobre o que fizemos durante o ano que está a acabar, sobre aquilo que realmente merece o nosso esforço nessa dupla vida que temos porta fora. E é assim que estamos. Nesse ponto. E é assim que vamos ficar. Até Janeiro do ano que vem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!