quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sweet September

Eis que o mês de Setembro está aí. Como sempre, reservo o final de Agosto para me preparar para o novo ano. Desde sempre, mesmo! Quando estudava adorava esta altura do ano. O regresso às aulas. As compras dos materiais escolares e dos manuais. O cheiro a novo de cada caderno. As folhas operculadas que destacávamos dos blocos para encaixar nos dossiers. Os marcadores fluorescentes e uma reserva de bolinhas autocolantes para recuperar os furos que se rasgavam.
 
Em adulta continuei com esta sensação de início de ano no mês de Setembro. Era depois das férias que me organizava para o ano seguinte. E hoje, com filhos, continua a ser assim. Com a sorte de poder voltar às compras dos materiais escolares.
 
É uma altura em que volto a fazer listas. As dos livros que serão necessários para ela. A do material que será necessário para ele. As listas de roupa e calçado em falta, pois logo a seguir vem o Outono e o Inverno. E listei. Ténis, sapatos e botas. Gabardines e blusões. Calças e fatos de treino. Camisolas de algodão e sweat-shirt's. Roupa interior e pijamas. Tudo a dobrar! Já comprei algumas coisas. Estão calçados para o ano escolar. Faltam, apenas, as botas. Também já estão preparados para a chuva e para as aulas de educação física. Falta, ainda, uma  nova lancheira para ele. Mudou de escola e precisará de levar lanche. Coisa por que ansiava, pois adorava preparar o lanche da mana.
 
Os manuais escolares deixei-os encomendados. Falta ir buscá-los. Do manancial necessário só consegui arranjar um. Os outros serão novinhos em folha. Falta saber o que querem os professores. Faltam as turmas e os horários. E, assim, a este ritmo descompassado das escolas andamos nós, os pais, à espera e à espera de saber o que será da vida deles, os filhos, para nos organizarmos...
 
Gosto deste mês que aí vem.
Já na casa dos meus pais era um mês em que se "começava de novo". Faziam-se as limpezas grandes da casa. As pequenas recuperações que nos perseguiam durante todo o ano. As pinturas necessárias e tudo o mais que fosse necessário antes da família recomeçar a trabalhar e a estudar.
 
Por aqui foi igual.
Tínhamos pequenos projectos para pôr em prática e chegou a altura de fazê-lo. Mais uma ou duas listas de coisas que faziam falta. Um candeeiro aqui. Um novo apontamento decorativo ali. Pequenas mudanças para um regresso em grande, como li numa parede no IKEA. E é mesmo essa a sensação.
 
No entanto, este ano há uma pequena grande novidade que fará com que o ano comece com um novo ritmo. E que novidade é essa? Já agora, esperem por Setembro. Vão gostar de saber, garanto-vos. Ando a um ritmo de loucos e o ano ainda nem começou. Mas é por uma boa causa. Aquela que me faz sentir que faço alguma coisa de útil. Para além do esperado. ;)

2 comentários:

Comente! Prometo responder!