quarta-feira, 11 de junho de 2014

Baile de finalistas

Eu não tive direito. Nem no final do primeiro ciclo nem no final da faculdade. Não se usava no meu tempo de estudante. Já o exame da 4.ª classe foi coisa que não me passou ao lado. E os exames nacionais do 12.º ano também foi coisa que me deu que fazer.
 
Agora há exames a cada final de ciclo. Acho bem, já o tinha dito aqui. A novidade, para mim, é o baile de finalistas do 4.º ano. Ora bem, fomos avisados na semana passada. Lá em casa a nossa filha anda numa roda viva em torno das "fitas" (tiras de papel colorido), da cartola (de cartolina preta) e da pasta (que ainda não vi). Tive direito a preencher uma fita vermelha, que é a cor mais importante de todas. E tive direito, também, a ter de pensar numa indumentária a preceito, no calçado, no jantar que é preciso levar e nos pormenores que farão a diferença neste dia. E mais, tive direito a garantir que o pai saberá dançar a valsa para abrir o baile com a filha (coisa que não fez no nosso casamento e agora dei uma de professora de dança), além de ter de pensar numa indumentária para o mais novo. Sim, porque ela quer o irmão a condizer...
 
Também deixei a bateria da máquina fotográfica a carregar e certifiquei-me de que está tudo pronto antes de sair de casa.
 
Mas estas coisas têm o seu quê de sabedoria para uma mãe. Porquê? Porque, antes de mais, vi logo que isto daria azo a uma tentativa dela de se vestir como uma cinderela. Usar acessórios e maquilhagem da mãe. Coisa que, a medo, lá tentou. Mas sem sucesso. Tivemos uma conversa sobre isso. E disse-lhe que teria um vestido apropriado à sua idade e ao baptizado que teremos em Agosto. Disse-lhe que a sua beleza não precisava de colares de plástico e que os seus brincos de ouro serviam perfeitamente. E prometi-lhe que não iria ficar atrás das suas amigas.
 
Confiou em mim. Longe de imaginar o que estava a preparar-lhe...
 
Durante a semana ainda me foi dando conta das novidades, mesmo como quem diz Estou cheia de inveja...
- Sabes mãe, a M. vai com um vestido sem costas!! E a C. vai com um vestido até aos pés com uns lacinhos...
-Hãhã...
E o assunto morreu ali.
 
Já tinha pensado em fazer uma coisa diferente do habitual e de bom gosto, ao mesmo tempo. Por isso olhei para o vestido que herdou da prima S. Um vestido que era mesmo o que eu queria. E inspirei-me no toque do tecido e no corte. Para fazer uma grinalda de flores. Não lhe disse nada até à última da hora. Ontem. E quando a coisa começou a ganhar forma e ela começou a perceber o que a esperava... senti-me de coração cheio. Os olhos encheram-se de água. Da emoção. Não conseguia parar de rir. As mãos entrelaçavam-se num nervoso miudinho. E julgo que ouvi um sumido És a melhor mãe do mundo...
 
 


Hoje de manhã:
- Não vou dizer nada às minhas amigas. Vai ser uma surpresa para todas. E eu vou ser a mais bonita da festa!!!
 
E eu a mais orgulhosa, meu amor. (Nem que fosses de vestido rosa choque com luzinhas a piscar).

2 comentários:

  1. esta linda! De facto bom gosto e originalidade imperam. se bem que eu ia gostar de ver o vestido rosa choque com luzinhas a piscar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, as luzinhas a piscar só memos nos olhos dela. Parecia uma pequena princesa. Obrigado. Beijinhos.

      Eliminar

Comente! Prometo responder!