terça-feira, 13 de maio de 2014

A mãe da semana #5

Catarina Silva Pereira rima com boa disposição. Garanto-vos! Pois tive o privilégio de conhecer, pessoalmente, a mãe desta semana. E foi esta a grande impressão com que fiquei. De sorriso aberto. Contagiante. De olhos escuros. Vibrantes. Voz forte. Traços do rosto bem marcados. Uma pose natural. Que se confundiu com o cenário envolvente. E um abraço forte. E preciso. E determinado.
 
Tivemos um encontro descontraído. Já nos conhecíamos um bocadinho. Pelos e-mail's que trocámos. E no entusiasmo da sua escrita adivinhava o que encontrei. Uma jovem mãe a tempo inteiro. Bem disposta. Que vive em Bicesse, mas que nasceu em Lisboa. Como ela sublinhou. :) Duas filhas. Uma de cinco e outra de quase dois (que tive o privilégio de conhecer). E uma empreendedora.
 
A sua condição de MATI herdou-a pela conjuntura do país. Primeiro, optando por ficar em casa até a mais velha ter 1 ano. Depois, por não ter emprego. Transformando-se os iniciais 12 meses em quase 6 anos. Não que lamente. Mas questiona-se. Há dias e dias. E nos mais difíceis, o ponto de interrogação aparece a bold.
 
Ser Mãe a Tempo Inteiro, para a Catarina, deve-se ao facto de ver a sua agenda diária organizada em função das suas filhas. A mais velha frequenta o jardim de infância, por isso levanta-se às 8h00, depois de já ter dado leite à mais pequena, pelas 5h30 da manhã. Para facilitar a rotina, pega na bebé, ainda de pijama, veste-lhe o casaco, calça-lhe as pantufas e lá vão elas levar a mana. Apenas se tiverem planos é que já saem de casa prontinhas.
 
De regresso a casa, um reforço de leite e uma sesta retemperadora. A mãe, dedica-se aos email's e às novidades que correm no mundo virtual antes de cumprir a sua agenda. Sim, porque a Catarina criou uma agenda semanal. Para se organizar. Para não perder o fio à meada. Para não deixar para amanhã, o que pode fazer hoje.
 
Sopa. Faz à 2.ª feira e à 5.ª
Aspirar. À 2.ª feira, à 4.ª e no dia da limpeza geral que é à 6.ª
Roupa. À 3.ª e à 4.ª
Passar a ferro. À 5.ª feira.
Actividades extra das meninas. À 4.ª feira e ao sábado de manhã.
Ao fim de semana. Tolerância zero. Não há limpezas. Há brincadeiras. Passeios. Bolos cozinhados com amor. Tempo. Há tempo.
 
A mãe desta semana foi apanhada na curva. Não tinha planeado engravidar 6 meses depois de casar. Mas aprendeu a lição. E aproveitou-a da melhor maneira. À segunda, um plano. Engravidar de modo a que a bebé nascesse na mesma altura que a mais velha. Se viesse uma menina, tanto melhor. Tudo seria aproveitado. Se viesse um menino, seria bom na mesma. Muita coisa iria ser aproveitada. E assim foi. Uma menina. Mais ou menos na mesma altura. Aliado a isto, procura aproveitar todas as promoções de fraldas e toalhetes. Pasta de dentes, detergentes e champôs. Também aproveita os saldos em livros e brinquedos. Que guarda para utilizar mais tarde. Faz uma gestão doméstica equilibrada. Em função do futuro.
 
Não gasta dinheiro em roupa da moda, só porque está na moda. Compra em função da qualidade e da sua real necessidade. Tem paixão por malas. E aqui sim... Perde a cabeça... Sempre que há saldos oferece-se uma. Daquelas. Enooooormes!! :)
Passa férias no Norte. Em casa de familiares. E, por vezes, consegue aproveitar promoções de fins-de-semana fora.
 
Adora ler e escrever. Gosta de romances históricos e trilogias. Intitula-se uma chorona. Emociona-se com as palavras dos autores. Vai pouco ao cinema e gosta mais de teatro. Ouve Marisa e Diana Krall. Prefere o dia à noite. É viciada em gomas ácidas e adora queijo. Gosta de sushi, chocolate e de sobremesas com claras. Gosta de flores amarelas. E gostava de, um dia, ser tia... :)
 
Pedi-lhe que completasse a frase:
Ser MATI é...
Ao que me respondeu:
... crescer com elas. Ter a possibilidade de ser a primeira a ver, a sentir, a concretizar todas as maravilhosas fases da criança. Acredito que nasci para ser mãe. Não me considero mais ou menos que as outras. Sou simplesmente mãe!
 
Adora cozinhar! E ao cozinhar bolo decorados, por causa das filhas, começou a ter muitas solicitações de familiares e amigos. Os maiores críticos do mundo. Por isso, nasceu a Petite Eventes by Me. Uma pequena grande ideia para a organização de festas de aniversário. Passem pela página e vejam o talento desta mãe. Vale a pena!
 
A mim resta-me agradecer a partilha. A disponibilidade da Catarina que foi ter comigo na minha hora de almoço. Para me contar a sua história. A boa disposição. A flexibilidade. E a selfie que quis tirar comigo. O abraço. E o charme. Prova de que uma mãe a tempo inteiro pode e deve continuar a ser a mulher que sempre foi. Pode e deve continuar a cuidar-se. E para isso não é preciso muito. Espreitem, mais abaixo, o que pode fazer um par de saltos altos.
 
Obrigado Catarina. Muitas felicidades.











 


Créditos das fotos | Contos com amoras
Local: Parque Marechal Carmona
Calças: Zara | Camisola: H&M | Blazer: H&M | Pumps: Zara
Make up (da prórbia): base Kanebo | Corrector de olheiras e batôn Lancôme
Lápis KIKO e Clarins | Blush e rímel KIKO | Sombras Estée Lauder
 

Se quiser participar nesta rúbica, A mãe da semana, envie um e-mail para
O resto, depois falamos!
 

2 comentários:

  1. Desculpe a minha opinião, mas experimente não abusar tanto dos pontos finais. Parece que o texto está engasgado. É difícil escrever bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana L. Obrigado pelo seu comentário.
      O ritmo que quero imprimir ao texto obriga a que assim seja. Não é abuso. É propositado.
      Obrigado por estar aí. Beijinhos.

      Eliminar

Comente! Prometo responder!