quinta-feira, 24 de setembro de 2015

E a história repete-se...

Andamos, de novo, numa roda viva.
Os miúdos ainda não estão em "modo" escola. Custa-lhes imenso levantar cedo. Eles que andam sempre com o cantar do galo, não estão a conseguir entrar no ritmo.

Depois é o vai levar um, vai buscar o outro. Ainda é preciso ir comprar material que os professores vão dando aos bocadinhos, à medida das apresentações. Não há sapatilhas pretas para os dois. Estão esgotadas! A natação sofreu um revés com o novo horário dela e andamos em negociações para alterar tudo. O que não está fácil!

O karaté, a catequese, a dança e a ginástica. Está tudo aí à porta.
Acho que os pais deviam receber tempo. Em troca deste investimento. Um banco de tempo que só poderia ser utilizado em prol de um descanso individual. Um recarregar de baterias a cada semana. Mas não. Os pais não têm direito a isso. Antes têm direito a serem pais 24h/dia. Todos os dias das suas vidas.

Não me queixo. Apenas constato. A história repete-se. 
A cada início de ano lectivo lá estamos todos a tentar acertar agulhas. Um dia vou eu aqui. Outro dia vai o pai ali. Depois as festas de aniversário (para as quais existem regras lá em casa). Os trabalhos de casa já começaram (ontem foi sobre os frutos do Outono) e os manuais escolares só chegaram ontem (sobre isto também irei escrever).

A história repete-se.
A cada ano. Tudo à última da hora. As reuniões, as turmas, os horários escolares que depois mexem com tudo o resto. Alguma ansiedade por causa dos novos professores e da nova educadora. Alguma expectativa.

A ver vamos. A ver vamos...

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Não é o trabalho que me satura

Se é que me faço entender...

Há dias em que não dá mais.
E aí saio porta fora, vou à rua, dou um berro e volto a subir as escadas.
Como nova.

Postais de férias #6



Praia do Barril.
 
Aquela do comboio. 
Aquela com umas esplanadas tão aprazíveis quanto os fins de dia na areia quente.
Aquela praia onde voltamos sempre. Todos os anos. Todos juntos.
Aquela praia que me viu grávida de uma linda menina.
Aquela praia que, agora, recebe de braços abertos essa pequena grande mulher.

A da foto.
Assim, de propósito.
Porque ela pediu.

Ó Antunes!!!

Ó Amorim!!! Ó Fernandes!!! Ó Gonçalves!!!

É um ver se te avias quando ele encontra um amiguinho na rua!!
A uns, segue-se um aperto de mão com muitas coreografias que só eles decoram.
A outros, um abraço.
A outros, ainda, pega-lhes ao colo.

Parece que andaram todos juntos à tropa!!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Postais de férias #5


Praia Verde.

Uma das que mais gosto.
Aqui, o resultado do trabalho de um equipa imparável. A minha equipa.
Nós, feitos miúdos, de pás e ancinhos. Areia em todos os orifícios do nosso corpo.
Dentro e fora dos fatos de banho. Joelhos arranhados na areia.
Areia debaixo das unhas e na cabeça.

Eles, quais croquetes.
Felizes pelos pais que voltaram à infância.
Por eles. Com eles.

Uma fotografia que reflecte as memórias que construímos e que, um dia, recordaremos.
Saudosamente...