segunda-feira, 21 de abril de 2014

Caça ao ovo

Tal como tinha prometido, hoje trago-vos as fotos da caça ao ovo arquitectada por mim para celebrar, por um lado, o regresso dos meninos (depois de uma semana de férias com os avós), por outro, a Páscoa. E tudo de bom que esta época trás à nossa infância. Memórias doces. Memórias feitas de chocolate. E amêndoas. E ovos. E coelhos. E folares. E cabritos. E tudo o que é típico em cada família. Em cada zona do país.
 
Aqui disse-vos o que ía fazer. E assim foi. Um pequeno miminho que lhes soube pela vida.
Espero que a vossa Páscoa também tenha sido muito doce.
 


As vítimas da caça


O início da caça. Primeiro, em conjunto


Depois, ele foi para um lado


E ela foi para o lado oposto


Será que está por aqui?


Encontrei! Encontrei!


O mais pequeno precisou de uma ajudinha


Eeeehhh!!


A comemoração final!
Eles adoraram a brincadeira!
E não deu trabalho nenhum!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Quando os filhos não nos ligam...

Férias!
Férias da Páscoa!
E os meus filhos que foram de férias com os avós!
E eu que pensei que ía fazer mil e uma coisas enquanto estivessem fora.
E eu que ainda nem arrumei os brinquedos que deixaram no chão da sala quando foram embora na passada 5.ª feira!
E as saudades que apertam!
E no quarto deles nem se correm as persianas!
E a falta de agitação faz-me confusão.
E que não me apetece estar em casa!
E que não me apetece andar na rua!
E todos que me dizem: Esta semana é só namorar!
E todos que me dizem: Ai que bom! Aproveita!
E o telefone que não toca!
E eu que telefono e eles nada!
E quando alguém atende, estão sempre ocupados!
E é tentar arrancar-lhes uma palavra!
E eles que não querem falar connosco...

E é amá-los assim, perdidamente.
E é serem alma, e sangue, e vida em mim!
E é dizê-lo, cantando, a toda a gente!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Matis Festival #1

O Matis Festival - Your Market Show, ainda não aconteceu e já está a ser um sucesso. São inúmeros os pedidos de participação. E, por isso, o Contos com amoras começa hoje a dar voz aos participantes já confirmados.
 
Começamos com a fotografia. Estarão presentes dois fotógrafos para registar os melhores momentos deste que será, certamente, o primeiro de vários encontros. O Photography Ponto de Luz e o SOL.CACTO.photography.
 
https://www.facebook.com/pages/MATIS-Festival-Your-market-Show/485961891529477?fref=ts
Responsável pelo photoshooting
https://www.facebook.com/pages/MATIS-Festival-Your-market-Show/485961891529477?fref=ts#!/sol.cacto.photography?fref=ts
Responsável pelo registo de todo o evento

Um irá registar todo o evento. O outro, irá fazer sessões fotográficas a todos os presentes. Gratuitamente! :)
 
Evento que é evento, encontro que é encontro, não passa sem registo fotográfico. Bem feito, de bom gosto, com técnica, no momento certo. Aprumem-se! Aperaltem-se! É que além de divertido, o Festival estará cheio de mães e filhos com pinta. Como vocês! Eu também vou lá estar e, quem sabe, a minha amadora máquina fotográfica não vos apanhará para a reportagem aqui no blog! ;)

Marquem na vossa agenda!
Eu vou!
E vocês?

terça-feira, 15 de abril de 2014

Caso hoje às 2 da tarde!

Foi o que respondi à minha vizinha, há 14 anos atrás, quando a mesma se apercebeu da agitação na minha casa. Um entra e sai nervosinho, uma tenda montada no quintal, os carros lavados, os carros estacionados à porta, e no passeio, e à porta dela. A mesa montada. E as cadeiras. E as floreiras no lugar. A carrinha do serviço de catering e a caracterização dos empregados de mesa.
 
A chuva que ía e vinha. O sol que vinha e ía. E a florista que entretanto tinha chegado. E a cabeleireira que nunca mais chegava. E eu que fui ao carro buscar qualquer coisa. E o grito que veio dentro de casa: Onde é que vais?
Calma, que não vou fugir! - pensei.
 
Às tantas senti-me uma observadora fora da tela. Via tudo a acontecer à minha frente e nada me afectava. Tudo iria resolver-se por bem. Estávamos todos a trabalhar por isso. Nada de nervos. Havia tempo. Casaria da parte da tarde. Tantos meses a programar as coisas para meia dúzia de horas. Tanta gente envolvida no nosso sucesso pessoal. Em fazer do nosso dia de casamento, um dia memorável.
 
Acho que nunca agradeci a todos os familiares o empenho. Mas espero que os 14 anos que celebramos hoje seja a prova de que valeu a pena o investimento.
 
 


 


Marido:
14 anos depois, 2 filhos depois, tantas experiências depois, ainda tens o dom de me surpreender.

A mãe da semana #1

A estreia desta rubrica só podia acontecer da melhor maneira. E com quem? Com uma das mães mais empreendedoras que conheço em promover o estatuto de Mãe a Tempo Inteiro (MATI), que se lançou neste mundo virtual através da criação de um grupo com o mesmo nome no facebook e que conta já com cerca de 3000 membros.

Uma jovem mãe (linda de morrer) de uma doce menina que, ao nascer, trouxe consigo um admirável mundo novo a um jovem casal que se estreava assim na maternidade/paternidade.
 
Falo-vos da Raquel Pina, de 28 anos, que vive em Cascais. Uma designer cheia de estilo, que utiliza a imagem como meio de comunicação privilegiado. Uma mãe que imprime mil e um cuidados em tudo o que faz. Bom gosto. Dedicação. E simpatia. Abriu a porta de sua casa ao Contos com amoras, a esta rúbrica, e a mim. E, por isso, o meu primeiro agradecimento.

A Raquel é MATI primeiro, por obrigação. Segundo, por opção. E eu passo a explicar. :) Trabalhava numa empresa como designer quando engravidou. Até aqui tudo bem. Gozou a sua licença de maternidade até aos 3 meses sem qualquer incidente. Mas a 1 mês de regressar à empresa recebeu a notícia que a mesma ía fechar.
 
De imediato percebeu que iria ser MATI, mas também não demorou muito a optar por sê-lo. Tantas eram as descobertas diárias nesta sua nova condição. Poderíamos dizer, neste caso, há males que vêm por bem.
 
Por enquanto, só tem uma filha e o tempo de que dispõe é-lhe dedicado na totalidade. As manhãs são passadas em casa, ao ritmo da menina. Depois do almoço, a tradicional sesta, o tradicional passeio e as tradicionais actividades de pintura e leitura. À noite, o merecido descanso.
 
Para Raquel as dúvidas que surgem têm apenas uma resposta: seguir o instinto de mãe. E é esse o principal conselho que partilha com outras mães e futuras mães. Não segue receitas. Acredita que a relação de mãe e filha deve balizar-se pelo respeito mútuo. Que a criança é um futuro adulto e que é de pequenino que se aprendem as regras fundamentais para o resto da vida.
 
É apologista da experimentação. A sua filha tem a oportunidade de explorar os cantos à casa, sob a sua supervisão, mesmo que isso implique alguns riscos. Mas tudo controlado, obviamente! Desde que explicados às crianças, na sua linguagem, as mesmas compreendem o que podem ou não fazer. É esta a sua visão das coisas que, pelo seu testemunho, resulta! Mesmo que isso contrarie opiniões mais maduras (nomeadamente a dos avós).
 
Ouvir Jack Johnson e AYO é algo que lhe dá prazer. Isso e ler blogs, revistas e livros de arte. Investe os seus tempos livres em trabalhos manuais. Mas o melhor de tudo é estar em família.
 
Pedi-lhe que completasse uma frase:
Ser Mãe a tempo inteiro é...
 Ao que respondeu:
... sentir os filhos de perto, ter pouco tempo para si mesma, mas ser-se muito feliz!
 
Em casa esta mãe criou uma empresa, a Pêra Doce. Uma marca a que se dedica sem pressas, sobretudo porque o bichinho do design não a deixa. Cria logotipos, convites para eventos, layouts de ementas, catálogos, cartazes e tudo o que implicar imagem. E, acrescento eu: bom gosto!
 
Fora de casa, lançou um desafio às mães a tempo inteiro. Este! Provando, assim, que a maternidade pode ser uma oportunidade!
 
A Raquel é muito bem disposta. Muito calma. Muito cheia de pinta. Bem como a sua filha. Estar com ela foi um prazer! E eu não tenho palavras para agradecer-lhe!
 
Créditos | Daniela Sousa Photography



Créditos | Daniela Sousa Photography

Créditos | Daniela Sousa Photography

Créditos | Daniela Sousa Photography

Créditos | selfie

Créditos | foto em família

Créditos | Contos com amoras
 


Créditos | Contos com amoras


Créditos | Contos com amoras
Créditos | Contos com amoras
Grinalda de bandeirinhas de tecido: De trapo em trapo
Grinalda de corações em tecido: De trapo em trapo
 Vestido azul de menina: Laranjinha
 
 
Se quiser participar nesta rúbica, A mãe da semana, envie um e-mail para
O resto, depois falamos!