Se há tema que, por muito que seja discutido, parece que fica sempre algo por dizer, é o tema "Mães e donas de casa a tempo inteiro". Apercebo-me de um misto de sensações, quer seja pelos comentários aqui ou na página do facebook, quer pelos e-mail's que recebo ou presencialmente, cara a cara. Da injustiça que algumas destas mães sentem na pele. Da necessidade que, na sua maioria, têm de ter um tempo só para elas mesmas. Um reconhecimento pessoal pelas suas opções. Um reconhecimento pelos seus valores. Esforço e dedicação.
Sempre que escrevo sobre este assunto aqui no blog as leituras e visualizações ultrapassam, em grande escala, o número diário habitual. Já para não falar das pesquisas livres que são feitas em motores de busca sobre MATI'S, donas de casa, mães, filhos e outros termos equivalentes que vêm cá ter a este cantinho.
A minha análise pessoal sobre isto fez-me pensar que o Contos com amoras têm uma missão. Uma missão para com estas mulheres que tanto admiro, respeito e prezo. Por estas mulheres que me lêm e me inspiram nesta coisa que eu adoro fazer que é escrever.
Por isso, lanço aqui um desafio. Um desafio saudável. Um desafio que quer dar cara às mães e donas de casa a tempo inteiro. Às donas de casa. Às mães. Às mães e filhos. E em que consiste esse desafio? Criar uma rúbrica: A mãe da semana. Uma reportagem sobre uma mulher que, por qualquer motivo, tem a sua missão de vida assente na sua família. Na educação dos filhos, nos cuidados domésticos. Uma nobre missão nem sempre reconhecida pela sociedade em geral.
Uma sessão fotográfica com cada uma destas mulheres que aceitarem este desafio. Com ou sem filhos. Uma reportagem sobre percursos de vida. Sobre o dia a dia. Sobre sentimentos. Sobre opções. Sobre dicas. Sobre sorrisos. Sobre o amor. Sobre mulheres lindas. Sobre mulheres cheias de pinta.
Quem aceita o desafio?
Quem quer fazer parte deste projecto?
Basta enviar um e-mail: claudiajesusmarques@gmail.com com o vosso nome e a manifestarem a vossa vontade em participar. Eu sou do distrito de Lisboa, mas não se preocupem se estão longe. Hoje em dia tudo não há distância com as novas tecnologias. :)
Participem! Dêem voz às mães a tempo inteiro. Pois cada mãe tem um rosto. E este cantinho virtual está à vossa disposição. :)
