sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Irmãos! É a loucura!

Por vezes (todos os dias), arma-se um baile lá em casa!
Fruto dos cinco anos que os separam. Fruto de um ser uma espécie de furação katrina e outro uma seara alentejana. Fruto de serem irmãos. Tão somente isso.
 
As diferenças, imensas, são um motor de entendimento. E, também, de desentendimento.
Um apertar de coração para nós.
 
É vê-los a tomar banho juntos. Ou a lutarem porque querem ir à vez. Mas um primeiro que o outro.
É vê-los a partilharem desenhos animados. Ou a berrarem porque já começou o que querem ver. Sózinhos.
É vê-los a partilharem um livro. Ela a ler-lhe uma história. Ou ela a correr com ele do quarto porque precisa de sossego e ele não tem direito, sequer, a ver as ilustrações.
É vê-los brincarem aos legos. Ou ele a berrar porque os legos são dele. E ela não sabe fazer construções.
É vê-los enrolados no mesmo cobertor. A desafiarem-nos os sentidos. Ou a empurrarem-se da cama ou do sofá, porque o cobertor é pequeno.
É não conseguirem estar longe um do outro. Ou fecharem as portas para que o outro não possa entrar.
É o ajudarem-se com as malas da escola, e os sacos de desporto, e os blusões, e os brinquedos. Ou a refilarem um com o outro, pois não têm de carregar o que não é deles.
 
E depois, a recompensa. A nossa.
 
Quando ele rapina uma bolacha e leva mais uma para a irmã.
Quando ela tem de sair sem ele e ele fica a chorar porque não tem ninguém para brincar.
Quando na escola ele escreveu Gosto muito da minha mana e ela ficou com as lágrimas nos olhos quando viu.
Quando a vejo a agarrar o irmão, e a beijá-lo, e a apertá-lo como se quisesse retê-lo para sempre junto a si e ele a dar-se, a deixar-se levar, a apreciar aqueles repentes da irmã.
Quando eu ralho com ele e ela, de soslaio, tenta dizer-lhe que está solidária e que ele pode contar com ela.
Quando eu ralho com ela e ele a persegue para perguntar-lhe: Estás bem, mana?
Quando ele é a cobaia dela. Nas coreografias da Violeta.
Quando ela é a cobaia dele. Nas acrobacias circenses.
Quando ela o ajuda a construir uma tenda com uma manta e o que estiver à mão.
Quando nenhum deles vai para a cama sem darem um beijinho um no outro. Ou à despedida, à porta da escola. Ou à vinda, ao fim do dia.
Quando se encontram depois de um dia inteiro e partilham o que fizeram, o que comeram, as descobertas e experiências.
Quando estamos todos na cozinha de volta de uma massa de bolo e ambos à espera, ansiosos, para rapar o que sobra. E o que vai buscar a colher... trás sempre duas...
 
Quando no fim de cada dia, antes de me deitar, faço a última ronda e me detenho a vê-los dormir, penso em como sou feliz. Mesmo que durante o dia me tenham deixado em frangalhos!

Dicas com amoras #8/52

E cá estamos nós na 8.ª semana do ano. A uma semana do final do mês de Fevereiro. A uma semana do mês de Março. Cá estamos nós no início de mais um fim-de-semana. Já têm planos? Eu cá, tenho de trabalhar, mas depois disso, já sabem, é aproveitar!

Aqui ficam algumas dicas.

A Associação País das Artes, que fica na Rua da Senhora da Graça n.º 6, em Lisboa, organiza aulas de dança do ventre para crianças e adultos. As aulas são gratuitas, mas é necessária marcação prévia. terão lugar amanhã, dia 22, das 15.30 às 16.30, para crianças dos 6 aos 12 anos e das 17.00 às 18.00 para adultos. Façam as vossas marcações:

No Museu da Electricidade estão em exposição 150 ilustrações infantis de 50 artistas. Este foi o resultado da selecção de 200 trabalhos candidatos, provenientes de 72 países, e que fazem parte da VI Bienal de Ilustração Infantil para a Infância. Podem visitar esta exposição de 3.ª a Domingo, entre as 10.00 e as 18.00, até dia 13 de Abril.
Confesso que ainda não fui, mas vou! Tenho a certeza que vai valer a pena!

No Teatro do Bairro (B.º Alto), está a peça Portugal por Miúdos. Uma viagem pela História de Portugal que teve como ponto de partida o livro de José Jorge Letria com o mesmo nome. Conheço o livro e o autor. Tenho a certeza que a peça é boa. No Domingo será às 11.00. É para maiores de 6 anos. As crianças pagam 7€ e os adultos 10€.

Mercado do chocolate
E o chocolate está na moda, certo? Um pouco por todo o lado hà feiras temáticas a convidar os mais gulosos. Este fim-de-semana será em Cascais, no mercado da vila. Aqui fica o programa dos workshop's.

Sexta-feira
14h00 | Workshop de Chocolate - Chef Pedro Sigorelho, Douro Bombons
Sábado
14h00 | Workshop de Chocolate - Chef Miguel Santos, Hotel Quita da Marinha Resort
16h00 | Workshop “As crianças vão por a mão na massa” (dos 6 aos 14 anos) - Chef Joana Byscaia, PetitChef
18h00 | Palestra "Efeitos do Chocolate no Cérebro" - Doutora Susana Novais Santos, Doutorada em Neurociência
Domingo
12h00 | Workshop "Chocolate na Cozinha" - Chef Joe Best, Projeto DaCozinha
14h00 | Workshop "Chocolate na Cozinha" - Chef Fernando Monteiro, Hotel Onyria Marinha
16h00 | Workshop "Chocolate na Cozinha" - Chef Daniel Estriga, Food Concept
18h00 | Workshop de Chocolate - Chef Miguel Carvalho, Restaurante Estórias, Casa da Comida
 
Os Workshops contam com colaboração da Turma de Pastelaria da Escola Hotelaria e Turismo de Lisboa, responsável Chef Luís Ascensão.

Façam as vossas apostas para que este fim-de-semana seja o melhor da vossa semana.
Façam o que vos der na real gana, mas façam o que vos deixar felizes!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Make a wish

 
Precisava do meu céu alentejano.
Precisava de uma chuva de estrelas cadentes.
Precisava que os meus desejos fossem realizados.
 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bicho carpinteiro + queda de cabelo

Ando aqui com um bicho carpinteiro que não me larga.
Diz que é por causa da ansiedade que me tem consumido.
Por um lado, o trabalho de que já vos falei. Por outro, a esperança de um resultado positivo. Sobre algo que quero muito e para o que estou a preparar-me. 
 
Este bicho carpinteiro apodera-se de mim quando menos espero.
Não me deixa sossegar. Desconfio que é o responsável pela minha súbita e acentuada queda de cabelo. Há quem se coce. A mim cai-me o cabelo.
Mas é incrível o que sinto. Uma espécie de sexto sentido que me quer dizer que sabe que vai acontecer o que eu quero que aconteça. Confuso?
 
Confiança. Auto-confiança.
Acredito ser a chave desbloqueadora para muitos processos das nossas vidas.
Acredito que nos abre portas, daquelas, invisíveis, mas que teimam em travar-nos o trilho.
E eu quero acreditar, confiar neste bicho carpinteiro, diferente dos outros que já conheci. Porque acho que é o meu sexto sentido disfarçado. 
E porque quero que valha a pena a queda do cabelo.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DIY #9

Continuo ocupada, com pouco tempo para os Contos. Vou passando na página do facebook para dar novidades, mas por aqui a exigência é maior e a cabeça está focada nos deadline's de que vos falei. Vou dando o ar da minha graça assim, repentinamente, partilhando coisas pequenas mas cheias de conteúdo. Só para que saibam que estão sempre no meu pensamento.
 
Das pesquisas que vou fazendo e armazenando para mais tarde utilizar, hoje deixo-vos um DIY muito querido. Para festas. Com amigos, em família. Festas de aniversário, casamento ou batizado. Para as festas que quiserem fazer. Sem dúvida, uma inspiração para o que vos aprouver!
 
 
Espero que tenham gostado.
E espero que se aventurem.
Jus to it!